Portugal anuncia plano para suspensão das medidas restritivas contra a Covid-19

Devido ao avanço da vacinação anticovid e controle do recente surto de infecções, Portugal se torna a nova nação a começar a flexibilização das medidas restritivas. O governo anunciou, na última quinta (29), a elaboração de um plano de três etapas para suspender as restrições adotadas para conter a Covid-19 no país, incluindo o fim do toque de recolher noturno.
O plano começou neste domingo (01), às 23h, com o fim do toque de recolher e das restrições ao horário de funcionamento de restaurantes e lojas, como afirmou o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, em entrevista coletiva. Os torcedores poderão retornar aos eventos esportivos sob determinadas condições, que ainda não foram anunciadas e, embora o trabalho remoto ainda seja recomendado, não será mais obrigatório.
“A vacinação contribuiu significativamente para essas medidas, mas não podemos ignorar o fato de que o vírus continua circulando. A pandemia não desapareceu“, ressaltou Costa, que também falou da segunda e terceira parte do plano, que devem entrar em vigor a partir de setembro, dependendo da adesão da vacina pelos portugueses. Cerca de metade da população está agora totalmente imunizada e todos os maiores de 18 anos já podem agendar a vacinação.
Na segunda fase do plano, que só começará quando 70% da população estiver totalmente vacinada, terminará a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas externas, mas elas ainda serão protocolo para entrada m grandes aglomerações. As máscaras permanecerão obrigatórias em ambientes fechados. Boates e bares, que estão fechados desde março do ano passado, devem reabrir no mês seguinte, mas será requisitado o certificado digital da União Europeia ou um teste negativo para coronavírus para liberar a entrada.


