Filmes pernambucanos participam de edição especial do Festival do Rio

Um dos festivais mais populares do cinema nacional conta com um evento especial em 2021. Intitulada Première Brasil, esta edição do Festival do Rio reúne os principais filmes brasileiros do ano passado, exibidos de forma presencial e online. Como adiantado no site do DP, o festival foi um dos poucos que não foram cancelados ou suspensos em 2020, pois sua realização se deu no mês de janeiro, antes da declaração de pandemia. Dentro dessa safra que começou a ser exibida na última quinta-feira (05) e continua até o próximo dia 11 (quarta-feira), a produção pernambucana tem seu espaço garantido.
Entre os longas, King Kong en Asunción, de Camilo Cavalcante, ganha um grande destaque. O filme passeia pela vida de um recluso assassino de aluguel que parte em uma jornada entre Bolívia e Paraguai para resolver questões do passado. Além do Kikito de melhor filme, o longa também rendeu o prêmio de melhor ator para Andrade Jr, ator cearense radicado Brasília, falecido em 2019.
O segundo filme pernambucano é Curral, de Marcelo Brennand, que conta com nomes como Thomas Aquino (Bacurau) e Rodrigo Garcia (Amor de Mãe, Tatuagem) em seu elenco. Exibido pela primeira vez na Mostra de Cinema de São Paulo, a trama destaca uma eleição municipal turbulenta na cidade de Gravatá.
Partindo para os curtas, acompanhamos a história da feirante Rosário (Laís Vieira) vai levando sua vida no Morro da Conceição, entre estar na companhia das pessoas próximas e rezando pelos que se foram, anunciados pelos programas policiais de rádio. Ela é protagonista do curta que leva seu nome, com direção da dupla pernambucana Igor Travassos e Juliana Soares. O filme, diferente de seus conterrâneos, começou a circular ainda em um cenário pré-pandemia, sendo exibido em festivais como o Janela Internacional de Cinema do Recife, a Mostra Tiradentes e o Panorama Internacional Coisa de Cinema, de Salvador, entre 2019 e o começo de 2020. Com a chegada do coronavírus, a produção deu seguimento em sua circulação em circuitos onlines, híbridos e presenciais de festivais, incluindo internacionais como o Cine Por Los Derechos, na Colômbia e o Porto Femme, de Portugal.
Os filmes do Festival do Rio possuem exibições presenciais, com uma presença reduzida do público, mas também são disponibilizados virtualmente por 48 horas na plataforma Innsaei.tv. King Kong en Asunción estará disponível a partir da 0h deste sábado (7), Curral a partir do dia 12 (quinta) e Rosário no dia 11 (quarta). Com informações do Diario de Pernambuco.
