Samantha Schmütz critica uso de filtros: “A imperfeição faz parte da beleza da gente”

O assunto dos filtros de beleza nas redes sociais vem gerando cada vez mais debates. Isso porque o recurso, algumas vezes, acaba indo além da mudança e suavização de cores e passa a modificar o rosto dos usuários com traços ‘padronizados’, como nariz mais fino, maxilar marcado e boca grossa, o que pode gerar problemas de autoestima.
A atriz Samantha Schmütz usou o Instagram para fazer um alerta sobre o assunto, apontando os perigos que eles trazem e pedindo que seus seguidores se amem como são. Nos stories, ela apareceu usando o filtro “pele natural” e, percebendo suas feições modificadas, aproveitou para entrar na temática.
”Gente, esse filtro chama natural skin, ou seja, pele natural. Meu Deus, que coisa horrorosa. Gente, filtro é muito tosco. Acho até perigoso, filtro que afina as feições, que muda a sua cara. A não ser que você esteja usando de brincadeira, mas tem várias pessoas que usam como se fossem elas, falam naturalmente com aquele filtro, nariz igual Michael Jackson. Gente, parem com isso. A imperfeição faz parte da beleza da gente, esquece esse filtro, se ame”, disse Samantha.
Após a declaração, ela aproveitou para postar prints de um artigo que mostra a relação entre os filtros e uma onda crescente de jovens que foram diagnosticados com dismorfia corporal, um transtorno que faz com que as pessoas tenham uma percepção distorcida da própria imagem, envolvendo um foco obsessivo em um defeito que pode ser real ou até mesmo imaginário. Outros fatores também podem levar ao transtorno.
