Christopher Uckermann critica uso de RBD em campanhas brasileiras de vacinação

A campanha de vacinação da cidade de Sobral, interior do Ceará, desagradou o ator e músico mexicano Christopher Uckermann, conhecido por seu trabalho na novela Rebelde e em seu grupo musical derivado, o RBD. Isso porque uma postagem da prefeitura do município convocando os jovens para se vacinarem utilizou uma imagem do elenco da atração. Na postagem, Uckermann comentou “Deixem de usar o tema Rebelde para promover a vacina. Nós não temos nada a ver com isso!”, em português e espanhol.
O comentário gerou uma grande comoção nas redes, com fãs do grupo criticando a postura de Uckermann, que já publicou teorias conspiratórias com afirmações de que a pandemia se trata de uma farsa, chegando a afirmar que médicos estariam recebendo dinheiro para assinarem diagnósticos positivos para Covid-19. Em fevereiro desse ano, também declarou que não pretende se vacinar, afirmando que o imunizante pode ser pior do que a doença.

No Twitter, o tópico “Vacina Sim Geração RBD” ficou entre os assuntos mais comentados durante o dia todo. Fãs fizeram questão de ressaltar que a postura de Uckermann é completamente diferente dos outros membros do grupo. A atriz e cantora Anahi, por exemplo, compartilhou um vídeo na semana passada no qual uma fã recebe sua dose de vacina vestida de Mia Colucci, sua personagem na novela, inclusive na própria cidade de Sobral.
Nesta tarde, integrantes como Alfonso Herrera e Maite Perroni compartilharam mensagens em prol da vacina. Já Christian Chavez é estrela de uma campanha de vacinação no México.
Apesar do post da Prefeitura de Sobral ter sido o pontapé inicial, foram encontrados comentários do ator no mesmo teor em perfis, como na da Prefeitura de Taubaté, em São Paulo. No fim da tarde, as redes da gestão de Sobral publicaram a mesma foto, mas com o Zé Gotinha no lugar de Uckermann.
(Diario de Pernambuco)
