Festival de Coco de Roda de Engenho inicia com atrações online e gratuitas

Foto: Divulgação

A segunda edição do Festival do Coco de Roda de Engenho teve início na quarta-feira (8) e vai até o domingo (12). O evento – realizado com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do estado – tem como objetivo fomentar e incentivar a cultura popular a partir da vivência do coco de engenho ou rural, de origem da cidade de Nazaré da Mata, Mata Norte de Pernambuco. Para esta edição, os organizadores trouxeram uma novidade: os shows contarão com tradução simultânea em Libras, para pessoas surdas ou ensurdecidas.

Para assistir as apresentações, sempre às 20h, basta acessar a página do festival no Youtube. “É uma alegria poder transmitir, ao mundo, por meio da internet, essa manifestação cultural tão raiz, tão nossa”, afirma Endreson Ribeiro, coordenador geral do festival.

>> COCO

A tradição do Coco Rural tornou-se mais efetiva no início da década de 1970. Com o começo da queda dos engenhos para as usinas, várias famílias migraram da zona rural para a cidade. Nesse processo de êxodo rural, trouxeram consigo suas crenças e culturas. E não demorou muito para que essas manifestações começassem a acontecer, só que agora nos perímetros urbanos do município. Na cidade de Nazaré da Mata, um dos primeiros grupos culturais foi o Coco de Mestre Aristides, que foi o primeiro a realizar as sambadas. Foi ele o grande responsável por colocar o coco de engenho ou rural, nas periferias da cidade, servindo como referência, e influência na formação de novos mestres daquela época.  Após sua morte,  surgiu o Coco de Valério. Coube a ele promover  as sambadas em frente à sua casa, onde tinha a barraca do famoso cachorro quente de Valério. O terno batia a noite inteira, e mestre Valério segurava o baque cantando seus versos e materializando um novo espaço de disseminação cultural e formação de público, que durou até metade dos anos 1980.

Já no ano de 1987 surgiu o Coco de Derval. Período em que as sambadas se estenderam até o ano de 2005. O evento cultural, realizado ao ar livre sempre aconteciam sempre nos festejos juninos, com dois dias de festa na Rua Siqueira Campos, bairro do Sertãozinho.  Atualmente, o Coco de Derval é a principal referência de Coco de Engenho ou Rural na cidade de Nazaré da Mata Inclusive, o mais antigo em atividade, graças a dona Letícia, viúva do Mestre Derval, que deu continuidade ao coco. É também, o grande responsável por influenciar a criação de outros na cidade. 

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post