Giro Blog

Fernanda Montenegro e Gilberto Gil disputam vaga na ABL

Foto: Reprodução/Internet

Atualmente, a Academia Brasileira de Letras (ABL), orgão de prestígio da intelectualidade brasileira, conta com cinco cadeiras vagas e 12 candidatos à se tornarem ‘imortais’. Os requisitos para eleger um membro giram em torno de influência política, criação de projetos e, claro, contribuição acadêmica. Na disputa, estão dois ícones do cenário cultural e artístico do Brasil: Fernanda Montenegro e Gilberto Gil.

A atriz Fernanda Montenegro deseja ocupar a cadeira 17, que pertenceu a Affonso Arinos de Mello Franco. Referência no teatro brasileiro, ela está sem concorrentes para a vaga, apesar de que ser o único candidato não garante a aprovação, uma vez que os acadêmicos podem optar por não eleger, caso a pessoa não se enquadre no perfil. No entanto, a veterana é um desejo antigo dos acadêmicos, que insistiram por sua candidatura. É provável que, em breve, o Brasil poderá ter a dama da dramaturgia imortalizada em uma cadeira da Academia Brasileira de Letras.

A cadeira 20, por sua vez, conta com dois candidatos de peso: o músico Gilberto Gil e o poeta Salgado Maranhão. O local pertenceu ao advogado, jornalista e escritor brasileiro Murilo Melo Filho. A ABL busca maior valorização da cultura popular brasileira, e também dispersa dos padrões romancistas e literários. Sendo assim, há membros historiadores, padres, médicos, como por exemplo o cirurgião plástico Ivo Pitanguy. O essencial é ter escrito um livro de grande importância para a história nacional.

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post