EUA vão permitir entrada de brasileiros vacinados a partir de novembro

Os Estados Unidos pretendem permitir a entrada para estrangeiros vacinados contra a Covid-19 em seu território, a partir de novembro, como informa Jeff Zients, coordenador das respostas à pandemia da Casa Branca. A nova medida contempla o Brasil, até então proibido de traçar o turismo em solo estadunidense, por conta da baixa taxa de vacinação. Com a mudança deste cenário, os brasileiros estão inclusos, assim como passageiros vindos de Reino Unido, China, Índia, Irlanda, África do Sul e países da União Europeia (UE).
Os viajantes precisarão apresentar um comprovante de vacinação antes do embarque e um teste com resultado negativo realizado três dias antes da viagem, explicou o representante do governo americano ao anunciar as novas regras. Fora esta medida, também será necessário compartilhar com as autoridades americanas um número de telefone e um e-mail, como parte de um sistema de rastreamento de contato que será implementado pelos órgãos de saúde dos EUA.
“Exigir que os estrangeiros que viajam para os EUA estejam totalmente vacinados é uma medida baseada na saúde pública”, disse o coordenador. “[O sistema] se baseia nos indivíduos, não nos países.” Ainda não foi informado sobre quais vacinas serão aceitas pelo novo sistema. Segundo Zients, a decisão caberá ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Até agora, os EUA já autorizaram o uso das vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson (Janssen).
