É relembrado hoje o aniversário de Tim Maia, lenda da música brasileira

Se estivesse vivo a lenda da música brasileira estaria completando 79 anos de idade. Despertando sentimentos especiais, até nos dias atuais, por meio de suas canções que ficaram eternizadas na história da música brasileira, Tim Maia deixou um legado e tanto. Hits que embalam gerações como Azul da Cor do Mar, Primavera, Sossego, Bom Senso e Ela Partiu seguem tocando em festas e reuniões das mais variadas idades. Sebastião Rodrigues Maia nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de setembro de 1942. O artista se destacou como cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário brasileiro, além de ser responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular.

>> A história de Tim Maia

Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos. Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde, durante a juventude, conviveu com Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, no qual cantou junto a Roberto Carlos. Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro álbum, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso.

Depois a carreira decolou e, com isso, alguns problemas acarretados pela fama surgiram. Tim Maia tornou-se notável por não aparecer ou atrasar o início dos shows e, frequentemente, reclamar da qualidade do áudio. Isso ocorria devido ao intenso consumo de uísque, cocaína e maconha antes dos shows, que ele chamava de “triátlon”. No final de sua vida sofreu com problemas relacionados a obesidade, diabetes e problemas respiratórios. Em 1996, teve uma gangrena de Fournier, que foi retirada por uma operação de emergência na Clínica São Vicente, no bairro da Gávea.

Durante a gravação de um espetáculo para a TV no Teatro Municipal de Niterói, no dia 8 de março de 1998, Tim tentou cantar, mesmo sabendo de sua má condição de saúde. Não conseguiu e retirou-se sem dar explicações, sendo levado para o Hospital Universitário Antônio Pedro logo em seguida. Após uma semana internado, Tim Maia morreu em 15 de março de 1998 em Niterói, aos 55 anos e com 140 quilos, devido a uma infecção generalizada. No ano seguinte seria homenageado por vários artistas da MPB em um show tributo, que se transformou em disco, especial de TV e vídeo.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post