Música de Jorge Ben Jor é única brasileira na lista de melhores da história

Foto: Leonardo Aversa/Divulgação

Quase duas décadas depois de lançar a lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, a revista Rolling Stone atualizou seu famoso ranking. Para fazer a nova seleção, a publicação norte-americana convocou mais de 250 artistas, músicos e produtores, além de críticos e jornalistas da indústria musical.

“Cada um enviou uma lista com um ranking de suas 50 músicas favoritas de todos os tempos, e tabulamos os resultados”, explicou a publicação. Das 500 novas músicas selecionadas, há apenas uma brasileira. Ponta de lança africano (Umbabarauma), lançada em 1976 por Jorge Ben Jor , aparece como a 351ª colocada. A música é a primeira faixa do álbum África Brasil.

A influente revista musical classificou o cantor e compositor com”um artista versátil” e destacou que ele “combinou sem esforço bossa nova e samba com rock e funk”. A maior parte das canções são em inglês, sendo a maioria delas lançada nos Estados Unidos. Segundo a publicação, mais da metade — 254 ao todo —não estavam presentes na lista original, publicada em 2004 , incluindo um terço das 100 primeiras.

A grande campeã do ranking é Respect (1967), composição de Otis Redding na voz da rainha do soul Aretha Franklin, retirando o clássico Like a Rolling Stone (1965), de Bob Dylan, do topo.

As 10 primeiras colocações são completadas por: Fight the power (1989), do Public Enemy, na segunda posição; A change is gonna come (1964), de Sam Cook, em terceiro lugar; o citado sucesso de Bob Dylan, na quarta posição; e Smells like teen spirit (1991), do Nirvana, em quinto lugar; What’s going on (1971), do Marvin Gaye, na sexta posição; Strawberry fields forever (1967), dos The Beatles, em sexto lugar; e Get ur freak on (2001), do Missy Elliott, na oitava posição; Dreams (1977), do Fleetwood Mac, em novo lugar; e Hey ya! (2003), de Outkast, na décima posição.

(Uai)

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post