Programação da I Semana do Design PE começa nesta sexta-feira (5)

Foto: Reprodução/Internet

Promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), a I Semana do Design PE começa nesta sexta-feria (05) e segue até o próximo dia 12 de novembro. O evento traz a proposta de difundir a linguagem em suas diferentes manifestações: design gráfico, design de produto, design de interiores e moda. A data foi escolhida em comemoração ao Dia Nacional do Design, celebrado em 5 de novembro, aniversário do artista e designer gráfico pernambucano Aloísio Magalhães.

Exposições, palestras, oficinas e lives enriquecem a programação em formatos presenciais e híbridos com desembarques no Recife, Olinda e Caruaru. “O objetivo é realizar ações que promovam reflexões e debates sobre o design e toda a cadeia criativa nos diversos setores”, destaca Flávio Barbosa, assessor de Design e Moda da Secult-PE e idealizador do evento.

“Mais do que agregar valor comercial, o design agrega valores simbólicos e culturais que estão intrínsecos em suas criações. Assim, a ideia da Semana do Design PE é realizar ações que promovam reflexões e debates com esse recortes”, explica Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.

Nesta sexta-feira (05), a Semana do Design PE começará com uma conferência de abertura com a presença de Flávio Barbosa, representando a Secult-PE. A conferência será apresentada pelo designer, arquiteto e gestor cultural Roberto Peixe, com a participação da sócia fundadora da 2abad Design, Gisela Abad.

Em caso de dúvidas ou mais informações, o e-mail para contato é o semanadesignpe@gmail.com.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (5/11)

10h às 12h – Conferência de abertura com Flavio Barbosa, assessor de Design e Moda da Secult-PE | Conferencista: Roberto Peixe | Debatedora: Gisela Abad/ Plataforma: Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

Sábado (6/11)

9h – Abertura da exposição Restos digitais – Modateca
Local: Loja Moda Autoral de Pernambuco

Domingo (7/11)

9h às 16h – Exposição Restos digitais – Modateca
Local: Loja Moda Autoral de Pernambuco

15h às 16h – Live Design de Interiores, com Andrea Calmon, da Casa Club; Alê Gualter e Mariana Valacio | Mediadora: Ana Peroba / Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

Sobre a ação: O mundo está vivendo uma grande transformação, uma das maiores está na relação com seus espaços de viver, de habitar, dormir e descansar. A busca por uma qualidade de vida melhor, mais conforto, maior proximidade e convivência com familiares próximos gerou uma onda de cuidados com a casa, reformas, móveis e decorações. Ambientes funcionais e aconchegantes para lazer e trabalho, a casa-escola tornaram-se o foco neste período.

Segunda-feira (8/11)

9h30 às 11h – Live Apresentação de projetos da LAB PE, com Raniele Duarte e André Aguiar Mediação: Ana Peroba / Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

14h30 – Palestra | Design e Ciências Sociais, uma relação (mais que) possível
Facilitadora: Tatalina Oliveira
Público-alvo: designers e interessados, em geral

Sobre a palestra: Bate papo sobre como o design e a antropologia podem ser bons aliados para o desenvolvimento de projetos e identificação de situações-problema
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

16h – Palestra | Como gerar valor através da Jornada do Consumidor
Facilitador: Ivo Henrique Dantas / Público-alvo: Empreendedores e profissionais que desejam compreender melhor como transmitir valor através da jornada do cliente

Sobre a palestra: Compreender como funciona o processo da jornada do consumidor desde o reconhecimento de um problema até a construção de um relacionamento vantajoso tanto para cliente quanto para a empresa.
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

18h – Palestra Tema: lettering, tipografia, política e educação
Responsável: Buggy (UFPE)

Sobre a palestra: Relato autobiográfico ilustrado sobre o uso de manifestações da língua escrita como meio de expressão gráfica bi e tri dimensional empregada no posicionamento político do fazer e ensinar design no Nordeste do Brasil / Público-alvo: Pessoas interessadas em arte, cultura, design, comunicação, tipografia e lettering. Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

Terça-feira (9/11)

9h às 16h – Exposição Restos digitais – Modateca
Local: Loja Moda Autoral de Pernambuco

9h às 12h – Introdução à modelagem 3D com Fusion 360
Facilitador: Danilo Fernandes Vitorino / Público-alvo: Para qualquer pessoa interessada em modelagem de objetos em 3D.

Sobre a iniciativa: Workshop com a finalidade de introduzir os fundamentos da modelagem de objetos tridimensionais em software de modelagem 3D. O mesmo será desenvolvido através da exposição do conteúdo teórico e aplicações práticas no software Autodesk Fusion 360 (com licença de 1 ano gratuita para estudantes, docentes e hobbista).
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

15h às 16h – Live | Design e Artesanato: intervenção do Laboratório O imaginário na comunidade quilombola de São Lourenço – Goiana, com Ana Andrade e Juliane Miranda..
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe).

17h às 19h – Narrativas gráficas para design textil e superfícies
Palestrantes: Leopoldo Nóbrega

Sobre a ação: Release: Através da técnica de recorte e colagem com papéis coloridos e da pós edição digital, realizaremos uma expansão criativa original para design têxtil e personalização de superfícies
Locais: NTCPE Olinda

19h – Live Moda Preta Autoral | Mediadora: Ana Peroba / Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

Quarta-feira (10/11)

9h às 16h – Exposição Restos digitais – Modateca
Local: Loja Moda Autoral de Pernambuco

10h às 11h30 – Que danado é UX Writing? |Facilitadores: Talita Rampazzo (trd@cesar.org.br) / Público-alvo: produtores de conteúdos, profissionais da comunicação, design e interessados em geral.

Sobre a ação: O bate-papo servirá para apresentar o UX Writing, seus princípios, usos e boas práticas, contextualizando como essa área está inserida na produção de conteúdo estratégico para soluções digitais e na otimização da experiência do usuário.
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

14h às 15h30 – Projetos culturais como alternativa de atuação

Sobre a ação: Esta palestra visa discutir a realização de projetos culturais como alternativa de atuação nas diversas áreas do design, bem como conhecer um pouco da atuação da designer e produtora Cecília Pessôa a partir de sua apresentação de projeto apoiado pelo Funcultura
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

16h -Palestra | A acessibilidade na formação dos Designers: a contribuição da CESAR School na busca de uma sociedade inclusiva | Facilitador: Marcelo Penha / Público-alvo: Geral

Sobre a palestra : Cada vez mais a acessibilidade vem deixando de ser vista como “um plus” ou bondade (um grande equívoco, diga-se) para ser tratada com a devida seriedade. Não apenas pelo lado social (por si só, uma razão maior), e por ser algo previsto em lei, mas também porque as pessoas com deficiência também são consumidoras (de produtos, serviços, etc) como quaisquer outras. Como consequência, a acessibilidade vem se tornado um requisito natural de qualquer projeto. E o Designer tem um papel de destaque nesse contexto. Quer saber como se da essa relação entre acessibilidade e Design na CESAR School?

17h às 19h – Narrativas gráficas para design textil e superfícies | Palestrantes: Leopoldo Nóbrega

Sobre a ação: Release: Através da técnica de recorte e colagem com papéis coloridos e da pós edição digital, realizaremos uma expansão criativa original para design têxtil e personalização de superfícies
Locais: NTCPE Caruaru

20h às 21h30 – Palestra | “Inutensílios críticos: a poética de arte_fatos especulativos produzidos na C.E.S.A.R School” | Facilitador: Denny Farias / Público-alvo: Estudantes, designers e demais profissionais interessados em debater as conexões entre design, arte, crítica e futuros.

Sobre a palestra: o primeiro passo de um bom Arqueólogo de Futuros é identificar artefatos-ameaças. O segundo passo é destruí-los. Nesta palestra sobre Design Especulativo, Denny Farias vai apresentar a experiência desenvolvida dentro da CESAR School nas missões de criar inutensílios críticos. Vamos debater o que está por trás de artefatos pinçados em futuros projetados e como eles promovem debates provocativos e inquietantes acerca do nosso presente e do amanhã que estamos pavimentando hoje.
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

Quinta-feira (11/11)

9h às 16h – Exposição Restos digitais – Modateca
Local: Loja Moda Autoral de Pernambuco

14h30 às 16h – Palestra sobre design de marcas |Facilitador: Rodrigo Rios / Público-alvo: estudantes de design e empreendedores

Sobre a ação: Uma apresentação sobre tópicos de branding, tipos de marcas, métodos de criação do projeto gráfico.
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

15h – Uma visão dos aspectos sobre aplicativos bancários através da perspectiva do público Idoso. Facilitador: Gustavo Rodrigues

Sobre a ação: A população idosa está em crescimento no Brasil e no mundo. Essas pessoas estão incluídas como usuários ativos no uso de aplicativos bancários, com isso elas perdem a autonomia para continuarem aprendendo a utilizar aplicativos. As interações dessas interfaces são complexas para essas pessoas que estão iniciando o uso de tecnologias móveis. Além disso apresentar os resultados obtidos na pesquisa e quais os aspectos que são relevantes para o público idoso.
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

19h – O design e os problemas complexos |Facilitadora: Yvana Alencastro / Público-alvo: graduandos e profissionais

Release: A partir da segunda metade do século XX, as tentativas de definir o design direcionaram-se ao ciclo problema-solução e ao conhecimento que permeia essa relação. Uma pessoa que cria para si um produto centra o problema no “eu”, a industrialização transferiu a atenção do problema para o produto e o design leva para o usuário. Problemas tratados como wicked por sua instabilidade e dificuldade de definição têm grande influência nesta mutabilidade do design. Na atualidade, o centro do problema volta-se ao humano e toma proporções globais trazendo a definição dos super wicked problems e instigando a reflexão sobre o tema focando tanto no papel do design como disciplina quanto no do profissional designer neste contexto.
Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

Sexta-feira (12/11)

9h às 16h – Exposição Restos digitais – Modateca
Local: Loja Moda Autoral de Pernambuco

14h – Oficina de turbante (presencial) | Facilitadora: Zarina Moda Afro | Local: Loja Moda Autoral de Pernambuco (Mesanino) | Horário: Das 14h às 16h | Transmissão pelos canais da Cultura PE

Sobre a oficina: A criativa Jéssica Zarina, da marca Zarina Moda Afro, ministrará palestra sobre a origem e funções dos turbantes e ensinará as formas de amarrações ao público presente demonstrando em modelos como utilizar o acessório.

19h às 21h – Utilizando preceitos da gamificação para compreensão do público-alvo |Facilitador: Nilson Valdevino Soares Público-alvo: estudantes de design, designers, game designers, pesquisadores do campo dos game studies, profissionais da comunicação

Sobre a ação: Entender o público com o qual trabalhamos é essencial tanto para o design, quanto para os demais campos interessados na produção do conteúdo. A gamificação, a partir de estudos prévios da psicologia e dos jogadores de jogos digitais, nos oferece algumas possibilidades para melhor compreender nosso público-alvo e indica alguns caminhos interessantes para chegarmos até tal público / Plataforma: Canal no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)

15h – Live Modus e modas: diálogos sobre moda autoral | Facilitadora: Profa. Izabele Barros (UPE) / Público-alvo: estudantes, professores, designers, criativos e público em geral.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post