Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto fazem concerto para Paulo Rafael

Foto: Paulo Paiva/DP Foto

Alceu Valença foi o convidado da quarta edição do projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica sessions, transmitido neste sábado (13), no YouTube. “Valencianas” maca homenagem ao guitarrista pernambucano Paulo Rafael, que morreu em 23 de agosto, vítima de câncer. Ele tinha 66 anos – em 45 deles, tocou com Alceu. A gravação do concerto ocorreu no dia da morte do músico.

Paulo Rafael também fez parte da banda setentista Ave Sangria, expoente do rock psicodélico brasileiro. “Foram 46 anos de estrada juntos, sou compadre dele. Todos gostavam de Paulinho, era unanimidade: gente boa demais, além de grande músico. Na realidade, nem sei como consegui fazer a gravação naquele dia, mas não havia como adiar, pois estava tudo já marcado, com a orquestra inteira no Rio de Janeiro”, diz Alceu.

O projeto Valencianas foi gravado na praia carioca de Joatinga, sob direção de Paulo Rogério Lage. A orquestra é regida por Rodrigo Toffolo e os arranjos foram criados por Mateus Freire. Entre as canções estão ‘Anunciação’, ‘Coração bobo’ e ‘La belle de jour’.

>> CONTERRÂNEOS

O músico Paulo Rafael nasceu em Caruaru, na mesma região da cidade de Alceu, São Bento do Una. “Ele sabia tudo das minhas músicas. Com sua guitarra, captava o que a canção queria expressar. Começou a tocar guitarra comigo. Antes, no Ave Sangria, tocava viola e baixo”, diz o compositor.

“Quando entrou para a guitarra, conversava com ele e lhe dizia: ‘Paulinho, vamos voltar para uma viagem musical até Caruaru, para as nossas raízes’. Foi uma grande perda para a música brasileira”, lamenta Alceu. (Estado de Minas)

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post