Show gratuito da banda Abulidu no Armazém do Campo

O grupo autoral de raízes afro-brasileiras se apresenta, às 20h, de forma presencial no Centro do Recife. A banda pernambucana Abulidu entra em cena com um show presencial e gratuito no Armazém do Campo, no Centro do Recife, nesta sexta-feira (26). O grupo é formado por Hélio Machado (cantor e compositor), Thúlio Xambá (percussões e voz), Arnaldo Monte (percussões), Paulo Alves (violão e voz), Rogério A. Martins (guitarra) e Raphael César (baixo), além dos trabalhos técnicos de Caravela. Este ano, no mês de maio, Abulidu lançou nas plataformas digitais o seu primeiro single e clipe “Quilombo Urbano” do EP homônimo. Até o fim de 2021, a banda apresentará uma nova faixa e clipe.

O último show presencial do grupo foi no ano passado, no Carnaval do Recife. Na ocasião, subiu ao palco do Pátio de São Pedro, Área Central do Recife. Pouco tempo antes, houve uma apresentação inédita da banda no Pré-Amp, concurso de música autoral de Pernambuco, em fevereiro de 2020.

>> Saiba mais

O nome Abulidu surgiu da união dos verbos transitivos abolir e bulir (gíria do Nordeste). A banda nasceu no fim de 2019, quando Hélio Machado, da comunidade Suvaco da Cobra, no município de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), se reconheceu negro no Museu da Abolição, no bairro da Madalena, no Recife. Em seguida, encontrou outros cinco músicos pretos de origem periférica que também levantam a bandeira do movimento negro. Todos são pernambucanos.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post