Filme da Paixão de Cristo do Recife tem pré-estreia em janeiro, no Teatro do Parque

Foto: Thiago Farias Neves

Para matar a saudade da Paixão de Cristo, após dois anos de pausa em função da pandemia da Covid-19, o diretor Carlos Carvalho – responsável pela apresentação presencial – trabalhou na disponibilização da mais nova versão do espetáculo, que foi adaptada para o audiovisual, intitulada Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo.

O filme, produzido durante pandemia, terá pré-estreia no dia 17 de janeiro, às 19h, no Teatro do Parque, com acesso gratuito. Serão disponibilizados 400 ingressos para o público, que deve fazer a troca de um quilo de alimento não perecível pela entrada com duas horas de antecedência, na bilheteria do teatro. 

“Não se perde a essência do teatro com o olhar da câmera. Veremos na tela o teatro filmado. Esta obra é a reafirmação na vida, na arte, é a possibilidade de levarmos a mensagem de fraternidade e amor para nosso público”, destaca Carlos Carvalho. “A Paixão vai cumprir seu papel, não no Marco Zero este ano ainda, mas na casa de todos os brasileiros”, cita Carvalho.

Em 18 de janeiro, dia seguinte à sessão no Teatro do Parque, o filme estará disponível no Youtube. 

>> ELENCO

O filme, que carrega o nome atual da peça, contará com um novo Jesus. O ator Domingos Júnior faz sua estreia na montagem da capital após interpretar o personagem em 2019, na Paixão de Cristo do Monte da Fé, em Paudalho, sua cidade de origem.  

“Fazer Jesus é um desafio do entendimento do tempo de hoje, do tempo do passado e do que a gente pretende construir com a palavra desse personagem que, só pelo nome, mexe com tanta gente. É um papel complexo, foi interpretado de várias maneiras, em várias produções. Me sinto extremamente feliz por viver esta imensa responsabilidade: enxergo e sinto esta felicidade. Além de ser um prazer, é um aprendizado”, celebra o pernambucano de 29 anos. Como ator, Domingos Júnior já esteve em filmes como ‘À Mesa’, que lhe garantiu o prêmio de Melhor Ator no 5º Festival de Muriaé (MG). Como diretor, assinou o curta ‘Corpo-Capital’ (no qual também atuou) e o documentário ‘Com Chita e Paetê se Faz História’, que documenta a história da quadrilha junina mais antiga do Estado, a Rosa Linda, Linda Rosa. 

O elenco da Paixão traz também Angélica Zenith (Maria), Ivo Barreto (Judas), Sérgio Gusmão (Herodes), Carlos Lira (Pilatos), Gheuza (Madalena), além de Albemar Araújo (José de Arimateia), Maria do Céu (Herodíades) e Márcio Fecher (Satanás) entre os 43 nomes que compõem o elenco principal mais 28 figurantes. As gravações e os ensaios aconteceram no Teatro Hermilo Borba Filho, em agosto e setembro de 2021. 

“A Paixão do Recife extrapola nosso Estado e ganha o mundo neste momento pandêmico que de nós, artistas, exigiu ainda mais superação e reinvenção”, frisa Paulo de Castro, produtor-geral ao lado de Antônio Pires. 

>> PRODUÇÃO

Realizado pela Apacepe, Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo tem direção e roteiro de Carlos Carvalho, com produção geral da Paulo de Castro Produções e Antônio Pires, produção executiva de Cordas Cênicas, Roda Cultural, P. Castro e Renata Teles. Manuel Carlos assina os figurinos, a iluminação é de Eron Villar, que também ocupa a assistência de direção. A direção de trilha sonora é do maestro José Renato Accioly. A montagem conta com o patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio da TV Pernambuco, TV e Rádio Universitária e Brotfabrik. 

SERVIÇO

  • Pré-estreia do filme Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo
  • Dia 17 de janeiro de 2022, às 19h
  • Teatro do Parque – Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife
  • Acesso gratuito mediante troca de 1 kg de alimento não perecível na bilheteria do teatro, duas horas antes da sessão.
  • Classificação: livre

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post