Giro Blog

Áudios e vídeos vazados mostram que influencer Shantal sofreu violência obstétrica

Foto: Reprodução/Instagram 

Shantal Verdelho, influenciadora digital que teve seu segundo bebê, a menina Domenica, em setembro deste ano, fruto de seu casamento com Mateus Verdelho, conta em áudio para um grupo de amigas sobre a violência que sofreu durante o parto da filha. Vídeos compartilhados para as mesmas pessoas também foram vazados neste sábado (11). 

As imagens, que foram feitas através de uma GoPro pelo seu parceiro, mostram o ginecologista e obstetra Dr. Renato Kalil falando alguns palavrões enquanto manda a gestante fazer força. “Simplesmente, quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Fala ‘P*rra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, p*rra’…”, conta Shantal no áudio. 

No vídeo, é possível ouvir a influencer rebater o médico enquanto isso acontece: “Eu estou fazendo. Eu sou a maior interessada nisso”. Shantal ainda diz que o obstetra teria a rasgado com a mão, visto que ela não tinha optado pela episiotomia, e reclamado para o seu marido. “Ele chamou meu marido e falou ‘Olha aqui, toda arrebentada, vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela’. Ele falava de um jeito como ‘olha aí, onde você faz sexo, tá tudo f*dido’. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido”, falou.

Dr. Renato Kalil também compartilhou, sem o consentimento da gestante, o sexo da sua bebê nas redes sociais, quando havia sido decidido pelos pais apenas saber e divulgar para a família após o parto. “Esperei meses pra saber o sexo da minha bebê e ele me tirou o direito de contar isso pra minha família. Minha irmã ficou sabendo antes pelo Instagram dele e, na hora, disfarçou uma reação”, desabafa Shantal. 

Procurado pela mídia, a assessoria do médico afirma que não houve nenhuma irregularidade no parto, que inclusive foi elogiado através das redes sociais da influencer. “O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto. A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra”, reitera o comunicado. 

Através da sua equipe, Shantal Verdelho afirma que lamenta os áudios e vídeos terem sido vazados no que era para ser um momento íntimo seu. “A influenciadora e empresária Shantal Buonamici Verdelho lamenta que esse caso tenha se tornado público em um momento tão delicado e importante da vida dela e de sua família. […] No entanto, confirma o áudio e os vídeos que foram vazados e provindos de um grupo privado de WhatsApp, junto a amigas e mães. Os vídeos e o áudio foram enviados em um momento de troca, desabafo e compartilhamento com suas amigas, a respeito de maternidade e sobre os suas escolhas de obstetras. A intenção era unicamente dividir sua experiência de forma privada e com pessoas mais próximas”, escrevia a nota.

A recém-mãe também afirmou que, após declarações do médico, irá tomar as devidas providências. “Por ser um assunto delicado e ainda constrangedor, Shantal anteriormente informou aos veículos que não iria se posicionar, porém, com as recentes declarações do médico responsável pelo parto em vários veículos de imprensa, seguido da exclusão de seu Instagram profissional, Shantal vem a público por meio desta nota, em respeito a todos seus seguidores, mães e famílias que a acompanham e reitera que: Apesar de ser difícil passar por esse processo pessoal em meio aos cuidados de sua filha recém nascida, em vista dos últimos ocorridos divulgados pela falta de decoro de um profissional da área da saúde, estará também nos próximos dias tomando as devidas providências jurídicas. Ela agradece todo o carinho que está recebendo desde que isso se tornou público”.

Compartilhe este post