Grupo Habib & Valeria vai levar teatro de bonecos de sombras para o interior

Ao todo cinco municípios vão poder conferir ‘O dia que a Morte sambou’. O Grupo Habib & Valeria chega ao interior com apresentações e oficinas de teatro de bonecos de sombras. Depois de percorrer a Espanha e Portugal no ano passado, agora é a vez de cidades pernambucanas receberem a atração. O grupo, criado em 2010 em Olinda pelo escritor e ator-sombrista egípcio Habib Zahra e a artista plástica e musicista espanhola Valeria Rey Soto, hoje também conta com a participação do filho do casal, Miguel Ibrahim. Com patrocínio da Funcultura, a trupe familiar estará rodando o estado com o espetáculo autoral.
A turnê tem início no sábado 29/1, na comunidade quilombola Curiquinha dos Negros, no Brejão. No domingo, dia 30/01, segue para Garanhuns. A entrada é gratuita. As outras apresentações acontecerão durante os meses de fevereiro e março na Estação de Cultura em Arcoverde, na sede da Revoltosa em Nazaré da Mata, e no sítio Minadouro, na zona rural de Ingazeira (como parte do projeto “No meu terreiro tem arte”), com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas por estes espaços de resistência cultural e levar a encenação para plateias que muitas vezes nunca tiveram a oportunidade de assistir um teatro de sombras.

“Faz anos que sonhamos com essa turnê: apresentar o espetáculo no sertão, nos quilombos, na Zona da Mata, lugares pelos quais sempre viajamos, mas nunca tivemos a oportunidade de compartilhar nosso trabalho. Acredito que será uma experiência muito mágica e enriquecedora, tanto para o público como para nós. Tenho certeza que vamos todos voltar dessas viagens transformados, cheios de novas ideias!”, explica Habib.
