Giro Blog

Órgãos do Estado lamentam morte de Aurinha do Coco

Foto: Reprodução/Globo

Faleceu, na madrugada desta quinta-feira (27), a Mestra Aurinha do Coco, aos 63 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. No último mês de dezembro, ela começou a apresentar problemas de saúde e estava internada em um hospital do Rio de Janeiro há 13 dias.

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentaram a morte de Aurinha do Coco através de uma nota de pesar.

“Aurinha sempre foi um ícone da resistência da cultura popular, carregando com ela a dança, a música, as vestimentas, e sendo um símbolo de alegria por onde passasse. Quando falamos do coco praieiro do Amaro Branco, em Olinda, lembramos de Aurinha e sua história. Daqui em diante ela será lembrada e homenageada sempre que uma roda de coco acontecer”, destaca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

“Mestra Aurinha do Coco dedicou boa parte de sua vida à preservação da cultura e tradição pernambucana. A Secult-PE e Fundarpe deixam seus sentimentos aos amigos e familiares da Mestra”, comenta Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura.

Natural de Olinda, Aurinha é uma das principais referências do coco em Pernambuco. Ela deixou três filhas e terá o corpo velado na Capela 6 do Cemitério e Crematório da Penitência, no Rio de Janeiro, das 15h às 18h de hoje (28), sendo cremado em seguida. As cinzas serão transportadas para Olinda, sendo jogadas, em cerimônia, no mar da colônia de pescadores.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post