Pernambucano Diogo Moraes, de 23 anos, lança livro Habilidade Judô’

Foi de um amor antigo, herdado por seu pai, que o pernambucano começou a praticar o esporte. Diogo Moraes, administrador de 23 anos, agora eterniza seu amor pelo judô em livro que lança na próxima sexta-feira (4), no Café 17, das 16h às 21h. Intitulada ‘Habilidade Judô’, a obra busca ressignificar o judô em uma aptidão de grandes líderes e empreendedores, além de contar com relatos de alguns judocas e da maior inspiração do jovem. “A parte mais legal foi poder entrevistar grandes judocas que admiro bastante, a começar pelo meu pai, que é minha maior inspiração como pessoa”, revela o jovem.

>> Bate-Papo – Diogo Moraes

– Como surgiu sua paixão pelo Judô? Conte um pouco da sua história.


Meu avô, Diógenes Moraes, foi quem introduziu esse esporte no estado de PE no ano de 1954.

Meu pai, Diógenes Moraes Júnior, foi seu aluno e também logo se tornou um mestre, sendo meu irmão, Diógenes Moraes Neto, um dos seus alunos no qual mais me inspirei.

E a partir daí minha história começou… Dei meus primeiros passos em cima do tatame muito cedo e aos 03 anos de idade já treinava regularmente. Desde então nunca parei.

Sobre a paixão pelo esporte, certamente a admiração pelos 3 Diógenes que mencionei acima é fator importante para isso, mas eu sinto uma energia muito boa e muito forte quando visto um kimono e começo a treinar. Meu corpo e minha mente conseguem se alinhar e trabalhar juntos de uma forma única. E isso me ajuda em todos os aspectos da minha vida. O judô realmente é incrível pra mim.

Você sempre teve vontade de escrever um livro?


Escrever um livro nunca foi um objetivo, mas, vivenciando o judô diariamente e sabendo dos seus benefícios, eu me senti no dever de buscar transmitir isso para mais pessoas, sem que elas necessariamente precisem colocar um kimono e ir treinar.

– Que parte do processo você mais gostou? E qual foi a mais trabalhosa?


A parte mais legal foi poder entrevistar grandes judocas que admiro bastante, a começar pelo meu pai, que é minha maior inspiração como pessoa. Além dele, também entrevistei alguns medalhistas olímpicos que já serviram de inspiração para mim em algum momento de minha vida.

O processo de escrever um livro realmente não é fácil. Acho que a parte mais trabalhosa foi conseguir organizar as ideias e colocá-las no papel, já que nem sempre é fácil ter clareza em relação aos pensamentos.

– O livro é voltado para qual público? Quem não pratica o esporte também pode ler?


O livro é voltado para qualquer pessoa que se interesse ou tenha curiosidade pela filosofia das artes marciais. Em “Habilidade Judô”, meu maior objetivo foi exatamente ressignificar esse esporte em uma aptidão característica de grandes líderes e empreendedores. A liderança é fundamental no judo, visto que um mestre consegue o apoio de seus alunos apenas dando bons exemplos. E o pensamento rápido aliado à capacidade de resolver problemas também é algo muito exercitado nos tatames e capaz de ajudar muitos empreendedores.

– Fale um pouco sobre o evento de lançamento, que acontece na sexta.


O lançamento será nesta sexta-feira, 04 de fevereiro, na Livraria e Café 17 (dentro da academia Clube 17, em casa forte). Será das 16h às 21h e estarei lá com minha família e grandes professores do judô pernambucano para receber as pessoas. Vale salientar que no estabelecimento só entram pessoas vacinadas e que o uso da máscara será obrigatório durante todo o evento!

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post