Pernambucana Renatha Maranhão cria eBook e compartilha dicas para o brigadeiro perfeito

Pernambucana Renatha Maranhão cria eBook e compartilha dicas para o brigadeiro perfeito

Apaixonada pela – e formada em – gastronomia, a recifense uniu sua paixão pelas receitas ao escape da ansiedade. Renatha Maranhão, de 28 anos, iniciou seu próprio empreendimento, A Brigaderia, em 2019. “Trabalhava com todo tipo de doce, porém, em 2021 me apaixonei pelos brigadeiros e decidi trabalhar e focar apenas neles. Foquei e aprendi tudo sozinha, pesquisando e colocando em prática”, explica. Com o negócio crescendo e sempre investindo em novidades, para se destacar no mercado, a jovem empreendedora ganhou uma ajudinha extra das redes sociais, que fez seu negócio ficar ainda mais conhecido. “Pessoas do mundo inteiro começaram a ver os meus brigadeiros e a me pedirem dicas de como começar, de como fazer o brigadeiro perfeito e até mesmo me tornei inspiração pra elas. E foi aí que decidi compartilhar o meu conhecimento com outras pessoas”, explica a pernambucana, que resolveu lançar o eBook do brigadeiro.

Em entrevista para o Blog JA, Renatha contou que sempre quis ajudar as pessoas que queriam empreender mas não sabiam por onde começar. Dessa forma, compartilhar seu conhecimento se tornou um prazer, e não medo de perder a clientela, como muitos questionam. “Encontrei o problema dessas pessoas e fui atrás de uma solução. O meu foco é alcançar pessoas que não sabem por onde começar, que não tem muitas condições de realizar cursos, pessoas que querem empreender e também, aquelas que querem uma renda extra”, relata. Hoje, ela trabalha com mais de 20 sabores do docinho, que é unanimidade entre público, segue inovando e se inspirando em chefs de fora, para explorar a criatividade na cozinha.

>> Entrevista Renatha Maranhão

  • Como surgiu a ideia de criar A Brigaderia?

    R= Sempre amei a área da confeitaria e A Brigaderia surgiu em 2019 quando eu estava com bastante ansiedade e pra mim foi um escape. Trabalhava com todo tipo de doce, porém, em 2021 me apaixonei pelos brigadeiros e decidi trabalhar e focar apenas neles. Foquei e aprendi tudo sozinha, pesquisando e colocando em prática.

  • Além de confeccionar e vender os doces, você também ensina outras pessoas. Como surgiu a ideia de compartilhar suas técnicas?

    R= Então, isso foi muito do nada. Em janeiro deste ano entrei em recesso, devido as festas de fim de ano, e meu instagram ficou um pouco “OFF”. Na segunda semana, quando decidi voltar, minha irmã que trabalha comigo postou um vídeo bem simples, no reels, apenas para movimentar o ig e o vídeo simplesmente viralizou. Pessoas do mundo inteiro começaram a ver os meus brigadeiros e a me pedirem dicas de como começar, de como fazer o brigadeiro perfeito e até mesmo me tornei inspiração pra elas. E foi aí que decidi compartilhar o meu conhecimento com outras pessoas.

  • O eBook de vocês está fazendo sucesso. Quando você viu necessidade em digitalizar e compartilhar seus metódos?

    R= Primeiro as pessoas começaram a me procurar e me mandar direct pedindo ajuda. Depois, encontrei o problema dessas pessoas e fui atrás de uma solução. O meu foco é alcançar pessoas que não sabem por onde começar, que não tem muitas condições de realizar cursos, pessoas que querem empreender e também, aquelas que querem uma renda extra. Pensei em algo prático, que tivesse um custo-benefício e que elas aprendessem de uma forma mais simples. Na venda do ebook também é disponibilizado um grupo fechado no telegram, onde posto vídeos, indicação de lojas e etc, e também é um lugar onde fico mais perto dos alunos, consigo tirar dúvidas e explicar tudo com mais detalhes.

  • De onde tira tanta criatividade para inovar nos docinhos?

    R= Procuro sempre pessoas de fora e me inspiro nelas. Através daquela técnica ou tendência, eu crio os meus brigadeiros. Sempre pesquiso e acompanho outras confeiteiras do país, isso me ajuda bastante.

  • Com quais sabores você trabalha e como funciona as encomendas?

    R= Hoje tenho mais de 20 sabores no meu cardápio, mas sempre tem aqueles que são os mais pedidos, exemplo: Brigadeiro belga, ninho com nutella, ferrero rocher, uvinha chique, palha italiana, brigadeiro tradicional e alguns outros. As encomendas são feitas comigo pelo whatsapp. O cliente solicita o menu e eu envio de acordo com a necessidade dele.

  • Deixe uma dica para outras pessoas que sonham em empreender nesse ramo!

    R= A dica que eu dou é sempre investir em conhecimento e não ter medo. Confiar no seu potencial e sempre estar disposto a enfrentar os obstáculos. Treinar e praticar é indispensável! Mas o mais importante de tudo é: se você sonha, invista e se você deseja, não desista!

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post