Giro Blog

Sabores da Amazônia ganham sotaque nordestino em pratos assinados por César Santos

Créditos: Danilo Mensil

O pirarucu é o protagonista das novas criações do chef para o cardápio do Oficina do Sabor. No ano em que o restaurante, localizado no sítio histórico de Olinda, completa 30 anos, o chef César Santos chega com a primeira novidade que faz parte da comemoração. O pirarucu selvagem, de manejo sustentável da Amazônia, é a estrela principal dos dois novos pratos assinados pelo embaixador da gastronomia pernambucana. “Conheci o pirarucu salgado, como o ‘bacalhau da Amazônia’, e me apaixonei pelo sabor. Logo depois, provei o peixe fresco em Belém do Pará, o que me deixou ainda mais apaixonado, porque o sabor é super incrível, não tem gosto de terra, além de ter ótima textura, tem uma carne firme, que não se desfaz, mas que é muito macia. Daí surgiu a vontade de incluir essa iguaria em nosso menu. E eu que gosto dessa alquimia na cozinha, de misturar sabores, não pensei duas vezes em trazer um pouco da Amazônia para Pernambuco”, explicou o chef César Santos. “E o melhor é que a gente compra diretamente de um fornecedor pernambucano, que traz de lá, facilitando esse acesso durante o ano inteiro”, destacou.

A primeira criação é o Pirarucu Encantando – lombo de pirarucu ao molho de maracujá, leite de coco, ao perfume de gengibre, acompanhado de arroz de castanha de caju e batata na manteiga;  já o Pirarucu Perfumado traz um suculento filé do pescado temperado com limão no azeite de oliva e manteiga de garrafa, com alho laminado, cebola, pimenta de cheiro, alcaparras e tomate cereja, servido com arroz de coco e purê de banana comprida. “E o melhor é que a gente compra diretamente de um fornecedor pernambucano, que traz de lá, facilitando esse acesso durante o ano inteiro”, destacou.

Lançados no menu do Oficina do Sabor no final de janeiro, os pratos Pirarucu Encantado e Pirarucu Perfumado já são uns dos mais procurados por turistas e visitantes do restaurante, que aprovaram os resultados. “Realmente os clientes têm comentado muito sobre os novos pratos. Desde que divulgamos nas redes sociais, aguçamos a curiosidade das pessoas, e o feedback está sendo incrível. Que seja só o começo das comemorações em um ano tão especial quanto este”, detalhou. 

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post