Comunidade para debater o futuro da comunicação digital é a nova aposta de Caio Braz

O jornalista pernambucano é o grande responsável pela COMM – Comunicação Digital, Cultura e Inovação. Muito antes do TikTok, Instagram ou mesmo do Facebook, Caio Braz já criava conteúdo na web. Aos 10 anos, o pernambucano criou seu primeiro blog onde escrevia sobre a banda Spice Girls. De lá para cá, Caio acompanhou de perto o crescimento das redes e as novas possibilidades da criação de conteúdo digital: em 2010 cobriu a SPFW pela webtv Gema, em 2011 criou o dirigiu a TV GE, do blog Garotas Estúpidas, e em 2019 apresentou uma live sobre o tapete vermelho do Oscar no youtube da GNT. Em 2020, com a pandemia do COVID-19, quando as interações virtuais tornaram-se nossa principal ferramenta de sociabilidade, o jornalista sentiu a necessidade de discutir ainda mais os rumos da comunicação digital. Pensando nisso, ele criou a COMM, uma comunidade virtual para debater o presente e o futuro da sociedade através da comunicação digital e suas inovações.
“Quando criei o projeto, já identificava um crescimento muito grande desse modelo de comunidades fechadas (via Patreon) nos Estados Unidos e tem tudo para crescer aqui no Brasil também. A ideia central é reunir entusiastas da cultura digital para pensar os novos rumos da comunicação. Para isso, temos um encontro mensal no Zoom, grupo no Telegram, Newsletters, Podcasts e conteúdos exclusivos para assinantes”
Caio Braz
Após alguns meses, Caio Braz fez uma pausa nos conteúdos para cuidar da sua saúde mental, fez da sua questão um estudo e com esse estudo retomou a comunidade agora no início de 2022: “Em 2021, concluí minha pós-graduação na USP com uma monografia sobre o Burnout na Creator Economy, algo muito caro à geração millennial. Com esse tema escolhi retomar a COMM, trazendo reflexões mais profundas sobre suas causas e impactos”, diz Caio.
