Fundaj ganha Medalha de Mérito concedida pelo Conselho Federal de Museologia 

A honraria vai ser entregue após indicação do Conselho Regional, que considerou papel de destaque da Instituição na valorização do patrimônio. Com um acervo diverso, composto por milhares de peças catalogadas, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) receberá mais um importante reconhecimento pelo trabalho de preservação da memória brasileira. A instituição será agraciada com a Medalha do Mérito Museológico, concedida a cada dois anos pelo Conselho Federal de Museologia (Cofem). Segundo a organização, a entrega da honraria se dá pelo “papel de destaque” da Fundação “na valorização da Museologia, de seus profissionais, dos museus e do patrimônio”. A medalha é concedida pelo Cofem a partir da indicação dos Conselhos Regionais.

Responsável pela jurisdição em toda a região Nordeste e nos estados de Pará, Amazonas e Amapá, no Norte, o Corem R1 indicou, além da Fundaj, o nome da museóloga Maria Regina Martins Batista e Silva, que também foi aprovado pela direção nacional. “Os museus, como a Galeria Massangana e o do Homem do Nordeste, prestam um serviço de memória, arte e cultura. Receber esta medalha é uma honra para todos nós que colaboramos nesta missão de cuidar das tradições e do patrimônio do nosso povo”, afirma o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

>> Acervo
Responsável pela conservação e difusão de um acervo diverso que inclui telas, gravuras, fotografias e material audiovisual, a Fundaj guarda milhares de documentos históricos que retratam a cultura e a memória do povo brasileiro e, em especial, do Nordeste. Com salas e galerias no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, e no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) tem, aproximadamente, 16 mil peças que ressaltam a pluralidade das culturas formadoras da sociedade brasileira.

Outro importante espaço museológico da Fundação é o Centro de Documentação e Estudos da História Brasileira (Cehibra), no campus Anísio Teixeira, em Apipucos, que reúne 300 mil imagens de épocas diferentes. Já a Cinemateca Pernambucana tem disponíveis mais de 350 filmes e séries produzidos pela cena cinematográfica do estado. Além do catálogo de peças audiovisuais, há outros itens, como objetos fílmicos, figurinos, fotografias, roteiros, cartazes e documentos.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post