Documentário sobre a Rua da Moeda estreia no aniversário do Recife

Foto: Bruna Costa/Esp. DP

Neste sábado (12), data em que Recife completa 485 anos, a Rua da Moeda – um dos logradouros mais conhecidos da cidade – é tema de um documentário que passeia pelos fatores culturais e históricos do local. Intitulado O outro lado da moeda, o curta-metragem será exibido em projeção na Rua da Moeda, às 19h, para comerciantes locais e convidados. O grande público poderá conferir através do YouTube, no canal Rock na Calçada.

>> DETALHES

Dirigido pelo ator e produtor cultural Du Lopes, o curta é dividido em três momentos – no primeiro, o público conhece um pouco da história da Rua da Moeda; no segundo, estão reunidos depoimentos de artistas, comerciantes e outros personagens que viveram e vivem a efervescência da rua, que é palco para encontros culturais do Recife, principalmente no período carnavalesco; por fim, o filme reflete sobre entraves atuais que a rua enfrenta, apontando caminhos para a revitalização o endereço.

A iniciativa do curta partiu do próprio diretor, que é frequentador da Rua da Moeda desde o início dos anos 2000. Em 2015, Du Lopes fundou o Festival Rock Na Calçada, que, ao longo de várias edições, ocupou a Rua da Moeda e outros espaços do Bairro do Recife com shows de música autoral, agitando a cena local de música independente. Nos últimos anos, episódios como o fechamento do Royal Bar, fundado em 1944; e casos de arrastões e violência no Bairro do Recife o incentivaram a produzir o curta-metragem.

“Tenho uma relação afetiva com a Rua da Moeda. O Rock Na Calçada nasceu ali. Existem pessoas que vivem a Rua da Moeda e até dependem dela para sobreviver. É um pedaço da história da cidade que não pode ser esquecida”, explica Du Lopes. No documentário, estão relatos de artistas como Roger de Renor e Mestre Valter, do Maracatu Yalu, além de figuras como Robô, apelido de um atendente que há quase 40 anos trabalha em estabelecimentos comerciais locais.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post