Fernanda Montenegro toma posse na Academia Brasileira de Letras

Foto: Reprodução/Academia Brasileira de Letras

Na noite desta sexta-feira (25), a atriz Fernanda Montenegro (92) tomou posse como imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL). A atriz assumiu a cadeira número 17 da Academia e discursou sobre a dramaturgia, o teatro e o ofício como artista. Montenegro é a primeira representante do palco brasileiro a assumir um posto na instituição. A mais nova imortal, como são conhecidos os notáveis que entram para a Academia, abriu a fala do ato de posse citando William Shakespeare: “O mundo é um palco e todos nós somos atores nesse palco”.

Vencedora dos mais importantes prêmios nacionais do teatro e cinema e a única brasileira a ser indicada ao Oscar, a atriz foi eleita em novembro de 2021, com 32 votos favoráveis entre os 35 membros da instituição, para ocupar a cadeira deixada por Affonso Arinos de Mello Franco, diplomata e escritor morto em março de 2020.

“Sou uma incansável autodidata. Sou atriz. Venho desta mítica arte arcaica e eterna. Atores, cenógrafos, dramaturgos. Somos uma raça indestrutível”, disse Montenegro em seu discurso. “Somos amorais. Para muitos, ainda somos marginais. Nenhum pai e mãe aceitam um filho, muito menos uma filha, optarem pelo palco. Amadoramente, sim, mas não como profissão”, afirmou.

Fernanda foi conduzida à sua cadeira pela jornalista Rosiska Darci de Oliveira e pelo ex-presidente da República José Sarney, ambos acadêmicos da ABL.

Veja a cerimônia completa:

(Correio Braziliense)

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post