Hemope realiza campanha para doação de sangue em Jaboatão

A ação emergencial busca reforços para abastecer os estoques de sangue que estão com baixa de 30%. (SES-PE/Divulgação)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realiza ação emergencial de doação de sangue no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, nesta terça-feira (29) e amanhã (30). A campanha acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, no corredor da loja Riachuelo. Segundo a Fundação, a campanha busca reforço para abastecer os estoques de sangue que estão em baixa. O intuito é alcançar os clientes e funcionários que circulam no mall em horários estratégicos, de maior fluxo. A expectativa é atingir uma quantidade de 100 candidatos por dia. 

“Desde o começo da pandemia, e principalmente neste início de 2022, quando houve um elevado acréscimo das doenças respiratórias, registramos uma queda de 30% no nosso estoque. Com isso, procuramos nossos parceiros para realizar essa campanha”, comentou a Assistente social da captação de doadores de sangue da Fundação Hemope, Lucineide França.

>> CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

Para o cadastro de doação deve-se apresentar o cartão de vacinação contra Covid-19 e portar um documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), e além do documento original devem levar a xerox da identidade. O doador precisa estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum. É preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde. Assim como não pode ter tido gripe, resfriado ou Covid-19 nos últimos 15 dias.

(Diario de Pernambuco)

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post