Livro sobre “Iberotropicalismo” na obra de Freyre é lançado na Universidade de Salamanca

Divulgação

No mês que marca os 122 anos do seu nascimento, o sociólogo, escritor e idealizador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Gilberto Freyre, será tema do Seminário de Tropicologia, marcado para hoje (29), às 14h30, na Sala Calouste Gulbenkian, no Campus Casa Forte. A entrada é gratuita.

Esta edição terá como tema “Gilberto Freyre e o seu iberismo tropical e universal”. A discussão tem como base o livro “Iberotropicalismo – A Hispanidade, os Orientes e Ocidentes na obra de Gilberto Freyre”. Publicado pela Editora Massangana, o título reúne uma seleção de palestras do I Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas, realizado pela Fundaj na Universidade de Salamanca, em 2020. O diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Mario Hélio é um dos organizadores do volume e abrirá os debates como conferencista. O lançamento da obra se dará durante a programação.

O encontro contará com a participação de dez estudiosos vindos de diferentes áreas do conhecimento. Entre eles, os acadêmicos Lourival Holanda e Lucilo Varejão Neto, respectivamente, o atual e o último ex-presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL); e o jornalista Ivanildo Sampaio.

O presidente da Instituição, Antônio Campos, ressalta a importância do evento: “É uma honra receber esses nomes para refletir sobre as ideias de Freyre, um imortal cuja obra é sempre relevante e atual. E trazer essas reflexões para o grande público é uma missão que a Fundaj abraça com muita alegria”, disse.

Author: Mariana Queiroz

Compartilhe este post