Com 578 hectares, Recife é a segunda capital do Brasil com mais áreas verdes urbanas

Totalmente inserida no bioma da Mata Atlântica, a cidade se direciona para que as estruturas verdes urbanas sejam ampliadas e qualificadas – (Arquivo/PCR)

A cidade do Recife ocupa hoje o segundo lugar entre as capitais brasileiras cadastradas no ranking do Programa Nacional para Áreas Urbanas Cidades + Verdes, do Ministério do Meio Ambiente, voltado à gestão, ampliação, manutenção e recuperação de áreas verdes nas cidades.  

O ranking nacional pode ser acompanhado em tempo real através do Cadastro Ambiental Urbano (CAU) na sua versão cidadão. A  ferramenta digital serve para a identificação, mapeamento, qualificação e divulgação dessas áreas. O serviço é gratuito e todos os municípios do Brasil podem cadastrar em detalhes suas áreas verdes urbanas, indicando o tipo e sua estrutura. 

Por meio dessa iniciativa, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), pode integrar informações para aprimorar a gestão ambiental territorial das áreas verdes urbanas, permitindo identificar áreas prioritárias para investimentos. Até o momento, a SMAS já cadastrou no CAU 582 áreas verdes dos tipos Parques (18), Praças (562), Jardim Botânico (1), Agricultura Urbana (1), totalizando 578 hectares. 

De acordo com o Plano de Ordenamento Territorial, de 2018, o Recife possui 38% do seu território protegido por unidades de conservação da natureza (UCN), conferindo um índice de aproximadamente 60 m² de área verde por habitante. Totalmente inserida no bioma da Mata Atlântica, a cidade se direciona para que as estruturas verdes urbanas sejam ampliadas e qualificadas, produzindo uma série de benefícios sociais e ecológicos. 

Através dessa ferramenta online, a gestão também pode delimitar os espaços verdes do município, categorizá-los como praças, parques, hortas urbanas, e ainda listar as estruturas e serviços de cada área, como ciclovias, quadras esportivas, banheiros, estacionamento, iluminação e mais. 

Cidades Verdes 

Um dos eixos da Agenda Ambiental Urbana, o programa visa incrementar as áreas verdes nos centros urbanos. Somente municípios cadastrados no CAU podem receber recursos provenientes do Cidades Verdes. As áreas verdes contribuem para a conservação da água, do solo e da biodiversidade nas cidades do Brasil, além de promover benefícios à saúde dos brasileiros. (Diario de Pernambuco)

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post