Pernambuco perdeu Reynaldo de Oliveira

Pernambuco ficou menor, muito menor, com a morte, esta manhã,  aos 91 anos, de Reynaldo de Oliveira, que brilhou como médico, ator e diretor de teatro. Tive o privilégio de ser seu amigo, entrevistando-o várias vezes na TV, assistindo a muitos dos seus espetáculos no Teatro de Amadores de Pernambuco. Que tive a oportunidade de conseguir, durante um almoço no Grande Hotel, que o empresário Camilo Cola, da Viação Itapemirim fizesse uma grande doação para a recuperação do Teatro Valdemar Oliveira, que tinha sofridomum incêndio

Reinaldo de Oliveira tinha duas paixões: o teatro e a medicina. Filho da atriz Diná de Oliveira e de Valdemar de Oliveira, fundador do Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), um dos grupos teatrais mais importantes do Brasil e o mais antigo em atividade no país, ele estrou nos palcos ainda criança, aos 10 anos.

Durante 42 anos, Reinaldo foi o diretor-geral do TAP. Em 2020, passou a ser presidente de honra do desse grupo teatral. Com relação à paixão pela medicina, ele se formou pela Universidade de Pernambuco (UPE) e exerceu a profissão de cirurgião-geral.

Apaixonado pela cultura pernambucana, Reinaldo compôs frevos, maracatus e ganhou prêmios em festivais. Também escreveu vários livros, como a biografia “Reinaldo de Oliveira – Do bisturi ao palco” (2018), e fez parte da Sociedade dos Médicos Escritores de Pernambuco. Além disso, ocupou a cadeira de número 24 da Academia Pernambucana de Letras (APL).

A última atuação de Reinaldo nos palcos foi no espetáculo “Bibi em casa de Ferreira, espírito de palco”, sobre a vida de Bibi Ferreira, outra grande artista do teatro brasileiro. O espetáculo foi encenado em 2019, no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.

Por meio de nota, a Academia Pernambucana de Letras manifesta “profundo pesar pelo falecimento do acadêmico Reinaldo de Oliveira, ao tempo em que apresenta sinceras condolências a seus familiares e amigos”.

No texto, a APL se referiu a Reinado como uma “referência na história do teatro pernambucano” e disse que ele “deixa um legado de importantes contribuições para a arte e a cultura do povo pernambucano”.

Também por meio de nota, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife lamentaram, “com grande pesar”, a morte de Reinaldo de Oliveira, a quem se referiram como “um dos nomes mais importantes que já produziu e foi produzido pela cena teatral do Recife“.

Ainda no comunicado, disseram que Reinaldo era um “homem de muitos talentos, que soube falar, com maestria, quase todas as linguagens da arte”. Também afirmaram que o amor dele “pela cultura não conhecia limites e ia além do teatro, a grande paixão” e que a arte dele “segue, para sempre, escrita na nossa história”. (Com informações do G1 Pernambuco)

Author: João Alberto

Compartilhe este post