Exposição inédita celebra os 95 anos de Ariano Suassuna

Foto: Divulgação

Com o objetivo de celebrar os 95 anos de Ariano Suassuna, que seriam completados no próximo dia 16 de junho, uma coleção rara com pinturas, livros, fotos e textos do artista estará aberta à visitação pública na Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A exposição inédita, que será inaugurada segunda-feira (6), às 17h, reúne aproximadamente 100 itens que fazem parte do acervo particular do professor da UFPE Carlos Newton Júnior, amigo de longas datas de Ariano. 

A exposição na Unicap surgiu de um projeto desenvolvido no curso de Letras, na disciplina de Literatura Regional Contemporânea, lecionada pelo Prof. Dr. Padre André Araújo, que promove o encontro dos alunos com pesquisadores, escritores e especialistas.  

Fazem parte da seleção, edições do Auto da Compadecida publicadas em outros países, revistas, folhetos de cordel, elementos gráficos criados por Suassuna e são ícones do Movimento Armorial. O discurso impresso lido por Ariano quando tomou posse na Academia Paraibana de Letras com dedicatória de próprio punho a Carlos também está no acervo, além de uma foto do escritor por ocasião de sua posse na Academia Brasileira de Letras, emoldurada com o convite da solenidade.

“Cada peça tem uma história especial”, diz o professor Carlos. Quem comparecer à exposição,  poderá pegar emprestados livros de Ariano Suassuna disponíveis no acervo da biblioteca da universidade. (Diario de Pernambuco)

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post