‘Paisagens de Van Gogh’ traz uma experiência imersiva, singular e necessária

Reprodução: Rômulo Chico

Dono de uma carreira tão curta e inversamente proporcional a sua importância, Vincent Van Gogh criou mais de dois mil trabalhos e consagrou-se uma das figuras mais influentes da história da arte ocidental.

Pela primeira vez em terras nordestinas, a exposição “Vincent: Paisagens de Van Gogh” torna possível passear por suas obras e sentir sua emoção através de cores, sons e aromas. A sensação de estar dentro dos quadros é alcançada com uso de cenografia inspirada nas obras de arte e tecnologias como projeção, realidade virtual, vídeos e áudios. Cada sala apresenta uma obra diferente do artista e, os textos das paredes, fazem uma analogia com aspectos de sua vida e de sua personalidade, partindo de trechos de cartas escritas pelo próprio artista.

A entrada da exposição nos recebe com um cartão postal, com texto de Vincent Van Gogh para seu irmão Theo, onde é perceptível o carinho que o artista, incompreendido em sua época, tinha por sua família. As cartas transbordam sentimentos e uma enorme vontade de que sua obra agrade e faça sentido, fato que nunca aconteceu durante a vida do pintor.

A mostra conta com oito salas onde é possível mergulhar na alma do artista, conhecendo os cenários que o inspiraram, um pouco de suas reflexões e algumas pinceladas sobre fatos de sua vida e obra. Campo de Trigo com Corvos, Labirinto de Flores, Praça da Amendoeira e Sinfonia da Noite Estrelada são exemplos das criações que encontra-se no decorrer da exposição.

Paisagens de Van Gogh ficará em Recife até o dia 31 de julho, na Praça de Eventos do Shopping Recife. Vale lembrar que os ingressos para este mês já estão esgotados.

Author: Mariana Queiroz

Compartilhe este post