Brasil quer vender erva mate para o Uruguai

O governo Bolsonaro está em tratativas com o Uruguai para que o país vizinho flexibilize os níveis de cádmio e chumbo permitidos na erva-mate (ambos são substâncias naturais na planta). O acordo bilateral abriria caminho para que os produtores gaúchos aumentem as exportações para o mercado uruguaio, segundo maior consumidor de mate da América do Sul. O acordo, contudo, fere os interesses dos agricultores argentinos, que exportam parte expressiva de sua produção de erva-mate para o Uruguai.
