Animação pernambucana é selecionada para festival internacional

Foto: Divulgação

O curta-metragem de animação Dois velhinhos, produzido por estudantes e servidores do IFPE Olinda, foi selecionado para a próxima edição do Student World Impact Film Festival e será exibido em Nova York, em abril de 2023. Fruto de um projeto de extensão coordenado pelo professor Rafael Ziegelmaier, a obra foi criada através de um roteiro adaptado do conto de Dalton Trevisan e aborda temas como inveja e solidão, com a história de dois idosos esquecidos num asilo. 

A narrativa dos dois velhinhos encarcerados num cubículo apertado leva o telespectador a refletir sobre a condição de abandono. Com seis minutos de duração, o curta começou a ser produzido antes da pandemia. Os trabalhos foram interrompidos e continuados no início de 2022, com a retomada das atividades presenciais no IFPE Olinda. Toda a animação foi produzida no laboratório do campus. “Minha intenção era mostrar para os estudantes que dá para fazer animação e participar de festivais nacionais e internacionais. É importante para lançar o nome desses talentos no mercado”, conta Rafael Ziegelmaier. 

O projeto de extensão reuniu servidores, estudantes e ex-alunos do IFPE Olinda. Um deles é Jorge Maranhão que já havia participado de festivais com o seu curta de animação Hellcife – Até quando?, produzido quando cursava Computação Gráfica no Campus. “É um reconhecimento ao nosso trabalho que nos estimula a continuar com as produções”, comemora.

Além do Student World Impact Film Festival, a animação Dois velhinhos foi selecionada para o festival Lift-Off Global Network, em julho deste ano. A equipe de produção do filme, além de Maranhão e Ziegelmaier, é formada por Katarina Scervino, Larissa Penha, Lucas Vinicius Soares, Matheus William, Sávio Lima e Sofia Melo. (Diario de Pernamambuco)

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post