Morre ocupante da Cadeira1 da Academia Pernambucana de Letras

Escritor, poeta e membro da APL, Olimpio Bonald Neto morre aos 90 anos

Ele ocupava a cadeira número 1 da Academia Pernambucana de Letras desde o ano de 1980

O escritor, poeta e advogado Olimpio Bonald Neto, morreu aos 90 anos na noite desta quinta-feira (26/01) no Hospital Esperança, na cidade de Olinda, de causas naturais. Ele estava internado há mais de 10 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), Neto ocupava a cadeira número 1 desde o ano de 1980, quando foi eleito no dia 20 de maio. Uma das suas principais obras é o livro Bacamarte, pólvora e povo, publicada em 1978.

O escritor também era membro do Instituto Histórico de Olinda, da União Brasileira de Escritores e da Associação de Imprensa de Pernambuco.

Olimpio Bonald Neto era casado com Zenaide Monteiro Pedrosa e deixa três filhos adultos: Olímpio Junior, Katiane Pedrosa e Bruno Pedrosa.

O velório do corpo será realizado pela família e amigos das 10h às 11h desta sexta (27/10), na sala do crematório do cemitério Morada da Paz em Paulista/PE, localizado na Av. Rodolfo Aureliano, 2118, na Vila Torres Galvão.

Além de escritor e poeta, Olimpio Bonald Neto era advogado trabalhista e professor universitário. Fundou o curso de turismo na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Olimpio escreveu 13 obras na área de antropologia sobre a cultura pernambucana e brasileira. Entre os títulos, destaque para os livros: Bacamarte, pólvora e povo; A arte do entalhe – tradição artística olindense; Os caboclos de lança – azougados guerreiros de Ogum; Gigantes foliões em Pernambuco; O homem da meia-noite; Caboclos de lança e Artistas de Pernambuco. Como poeta, escreveu 10 livros. Participou de diversas coletâneas literárias e também escreveu vários ensaios.

Author: João Alberto

Compartilhe este post