Mocidade Independente levou o alto do Moura para o Sambódromo

Comiissão de fente)

Fotos Alexandre Durão/G1/ Reprodução

A Mocidade Independente de Padre Miguel foi a terceira a desfilar na Sapucaí ontem. Em busca do primeiro título desde 2017, o sétimo em sua história, a escola homenageou Mestre Vitalino (1909-1963), artesão pernambucano de Caruaru, conhecido pelas figuras de cerâmica. O enredo foi além do trabalho dele e mostrou a arte de quem se inspirou na obra de Vitalino

Os 3 mil componentes desfilaram em 25 alas levando à avenida a força das obras de artistas como Mestre Manoel Galdino, Marliete Rodrigues, Zé Caboclo, Mestra Therezinha Gonzaga e Socorro Rodrigues.

usado nas artes

As paisagens e personagens retratadas pelo artista tomaram grande parte do desfile. Campos de milho, de girassóis, de trigo, de algodão e de trigo foram temas de alas.

A hexacampeã da elite do carnaval do Rio trouxe na comissão de frente referências ao filho do homenageado, Severino Vitalino, e ao presépio nordestino criado por ele. Os tons terrosos das fantasias e maquiagens deixaram a impressão de que os componentes eram feitos de barro.

O carro abre-alas lembrou mais herdeiros e alunos do artesão, com a arte inserida em um ambiente tomado por bromélias, xique-xiques e galhos de marmeleiros.

O último carro da Mocidade foi todo dedicado a Mestre Vitalino, “o Deus do barro” e inspiração para mais discípulos e discípulas que vieram como destaques no final do desfile. (Com informações do G1)

Dudu Nobre

Author: João Alberto

Compartilhe este post