Balanço do Carnaval do Recife (1)

Foram dois anos de muita saudade arrebatados pela magia do encontro que o Carnaval promove em cada acorde de frevo. #VolteiRecife com todos os Carnavais vibrou com recordes de público nos cinco dias de festa, onde mais de 2,7 milhões de foliões curtiram as festas de Momo nos 44 polos da cidade, com uma média de 300 mil pessoas por dia no principal polo da cidade, o Marco Zero, no Bairro do Recife. Toda essa energia pulsante injetou mais de R$ 2 bilhões na economia da capital pernambucana, gerando cerca de 50 mil postos de trabalho temporários. Confirmando o reconhecimento da Unesco como “Cidade da Música”, no período da folia o Recife entoou mais de 1 mil horas de música a todo vapor. Grande parte foi transmitida ao vivo pela TV Conecta, em sua estreia no Carnaval.

“A avaliação que nós temos é de que foi um grande Carnaval, um Carnaval com muita organização e marcado com muita pacificação e presença espalhada em toda a cidade. Mais uma vez tenho a convicção de que o Recife se consolida como o Carnaval único, exemplar e que tem muita tradição”, afirmou o prefeito João Campos, durante coletiva com a imprensa, após a apresentação do balanço do festejo de Momo. “Foi algo simbólico quando a gente vê vários artistas de diferentes origens, de cenas culturais diferentes, cada um a sua forma declarando o amor e a emoção de poder estar no Recife participando do Carnaval. Isso só reforça aquela dimensão que há uma dimensão de pertencimento grande que o nosso Carnaval é tão grande que não é um Carnaval apenas do Recife, mas um Carnaval de Pernambuco e do Brasil”, acrescentou o gestor municipal.

O Carnaval da retomada tem um significado extremamente importante para todos os segmentos e não seria diferente no turismo. Somente no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, o fluxo de passageiros este mês foi de 420 mil pessoas, segundo dados coletados pelo Observatório do Turismo do Recife (OTREC). Para o período carnavalesco, as principais companhias aéreas como Azul, Gol e Latam incrementaram a oferta de voos, injetando 100 voos extras para atender a demanda, além dos 1.750 voos regulares. Atualmente, Recife realiza conexões diretas com 26 estados, sendo 44 voos diretos nacionais e 4 diretos internacionais.

A ocupação hoteleira na cidade, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) é de 96,12%. É importante destacar que, neste Carnaval 2023, a permanência média passou para 5 noites, ultrapassando o dado anterior, que era de 4 noites.

Os turistas que ficaram hospedados nos principais 30 hotéis da cidade foram apresentados ao Carnaval, com a Blitz da Folia. Na ocasião, personagens invadiram o café da manhã e alcançaram cerca de 10 mil pessoas, além dos outros 15 mil que foram surpreendidos nos shoppings centers. Os Centros de Atendimento ao Turista (Aeroporto, TIP, Praça do Arsenal; Pracinha de Boa Viagem e Ambiental/2º Jardim de Boa Viagem) e o Centro de Informações na Central do Carnaval atenderam mais de 2 mil pessoas. Dos atendimentos, mais de 1,6 mil foram demandas nacionais e mais de 300 internacionais. 

Author: João Alberto

Compartilhe este post