Unit: Centro Universitário de portas abertas para o Recife

Créditos: Romulo Chico

O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) adota a filosofia de estar integrado com a cidade, oferecendo nove cursos de graduação em áreas humanas e sociais, exatas, biológicas e da saúde, além de 11 opções em pós-graduação.

Localizado estrategicamente no bairro Imbiribeira, o Centro é um importante corredor do Recife que liga a zona oeste da capital pernambucana à cidade de Jaboatão dos Guararapes. A experiência acadêmica é norteada pelo tripé da inovação, protagonismo do aluno e interação com a cidade.

“O Grupo Tiradentes tem mais de sessenta anos, começou em Aracaju e aí foi crescendo dentro do Nordeste em Alagoas, em Recife, com polos de educação à distância, com programas de mestrado, doutorado, enfim, uma universidade em Sergipe que cresceu e a gente chegou em Pernambuco. Agora, neste endereço, tem um ano e foi justamente uma mudança de posicionamento aqui em Pernambuco, ou seja, chegou nessa região, entendendo que tem uma condição de acesso melhor, mas também uma visibilidade maior e estrutura que queríamos. Pensamos essa estrutura afim de garantir alguns atributos de presença, preparo, protagonismo, mas caracterizar aqui a inovação dentro desse espaço porque a ideia daqui, é fato, que estejamos de janelas e portas abertas para a cidade de Recife.” disse Diogo Galvão, reitor da instituição.

Diogo Galvão – Crédito: Romulo Chico

O Centro conta com laboratórios, espaço para desenvolvimento da cultura maker e coworking para ex-alunos e parceiros, com o objetivo de manter os futuros profissionais em sintonia com a atualidade do mercado e as novas necessidades da sociedade.

Para os estudantes dos cursos de saúde, existe o Centro de Formação em Saúde, que proporciona práticas estudantis e profissionais das respectivas áreas, e a clínica-escola integrada, com pacientes reais e ações de aprendizagem individuais e em equipe. Já os alunos de Tecnologia contam com o Centro de Formação em T.I, que inclui o curso de graduação em Ciências da Computação e oferece ensinos e laboratórios diversificados. Os acadêmicos de Direito podem contar com o apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas, que traz casos reais relevantes para o curso.

Um diferencial da Unit é a parceria com o Porto Digital. “A Unit ela é pioneira em parceria com o Porto Digital. O Porto Digital ele é um ecossistema e tem uma demanda enorme e necessidade de profissionais pra poder atender as demandas das empresas que estão ali, mas eles precisavam formar pessoas também pra que essa demanda fosse absorvida. Então junto com o Porto Digital, a gente desenhou uma estrutura de curso, uma matriz curricular, que já tem dentro da sua base a entrada dos alunos dentro desse ecossistema que a gente chama de residência. O aluno tem atividade aqui na Unit, mas ele tem atividade dentro das empresas do Porto, ou seja, empresas que trazem seus problemas e esses problemas são levados pra que os alunos da gente possam encontrar as soluções. Esses alunos vão pra essas empresas dentro do porto, discutem quais são os caminhos, apresentam projetos pra essas empresas e isso faz com que também a empregabilidade deles aumente muito. Temos aqui quase cem por cento de empregabilidade dos alunos do porto, justamente porque eles estão dentro deste ecossistema e já estão produzindo pra essas empresas.” finalizou Diogo.

Author: Mariana Queiroz

Compartilhe este post