Giro Blog

Revendo a Terra Santa com a Obra de Maria

Jerusalém

Tive a felicidade de voltar à Terra Santa, cumprindo uma maravilhosa programação da Obra de Maria, notável instituição religiosa criada e presidida de Gilberto Barbosa. Foi para o 11º Congresso de Pentecostes, que reuniu em Israel mais de 2,3 mil peregrinos de todo o país, 200 de Pernambuco. Chegada ao Aeroporto de Tel-Aviv foi tranquila, com um moderníssimo serviço de apresentação dos passaportes, rápido e totalmente digital. Em uma hora, grupo chegou ao Dan Hotel, um dos mais luxuosos da cidade, com um serviço impecável.

O Santo Sepulcro

           O primeiro dia foi na cidade velha de Jerusalém, com visitas ao local da derradeira ceia de Jesus, ao Santo Sepulcro, que atrai multidões, para beijar o local da cruz, a pedra onde Jesus foi preparado e o sepulcro. Atrai tanta gente, que é preciso enfrentar uma fila de horas, para chegar ao local sagrado. No final, o Muro da Lamentações, local mais importante para os judeus. E um passeio pelo mercado, com dezenas de lojas, onde é fundamental negociar o preço.

A cidade antiga de Jerusalém e suas lojas

           O outro dia foi em Jericó, a cidade mais antiga do mundo, no Rio Jordão, onde Jesus foi batizado, e um passeio pelo Mar da Galileia, palco de muitos milagres de Jesus e famoso pela sua grande quantidade de peixes. Na volta passagem por Nazaré, com a Igreja da Anunciação, e a Igreja de São José, com reprodução original da casa  de São José e Nossa Senhora. Terminou no Mar Morto, com sua água salgada, em que as pessoas não afundam.

Mar Morto

             Finalmente grupo foi a Belém, cidade onde Jesus nasceu com a Basílica da Natividade, que tem uma fila enorme de peregrinos para chegar o local. Em todos os locais, templos de muita história. Foi lá que aconteceu  o Congresso de Pentecostes congresso, com várias palestras, missas, inclusive uma celebrada por Dom Francisco Lucena, bispo de Nazaré da Mata. À noite tivemos a emocionante Procissão das Velas, atraindo uma multidão pelas ruas da cidade histórica.

Gruta da Natividade,monde Jesus nasceu

            Programação terminou com um fantástico show, num anfiteatro, imenso, com mais de três mil pessoas. No palco, shows com a Orquestra Criança Cidadã, Frei Gilson, Padre Reginald Manzotti Fábio de Melo e Elba Ramalho, todas as apresentações acompanhadas com entusiasmo pelos fieis Terminou com uma emocionante homenagem ao Padre Jonas Abib, fundador da Canção Nova, que faleceu recentemente.

Rio Jordão

        Finalmente um registro para o excelente trabalho da Obra de Maria Peregrinações, que todos os anos leva fiéis do país inteiro para as emoções de andar pelos lugares sagrados da Terra Santa.

Muro das Lamentações

Author: João Alberto

Compartilhe este post