Giro Blog

O pernambucano do Ano

José Paulo Cavalcanti Filho/DP

                   Como já virou tradição, a coluna de João Alberto no Diario de Pernambuco escolhe a personalidade pernambucana que mais se destacou no ano. Pode ser homem ou mulher, pernambucano de nascimento ou adoção. Já receberam o destaque José Múcio Monteiro, André Longo e Raquel Lyra. Em 2023 o escolhido é José Paulo Cavalcanti Filho. Filho de um ícone da advocacia pernambucana, de quem herdou o nome e o talento, se destacou não apenas pelo seu escritório de advocacia, um dos mais respeitados do estado, mas em outras áreas, como a literatura.

                   Quando estudante da Faculdade de Direito da Universidade Católica, foi proibido de continuar estudando no Brasil pelo Governo Militar. Apesar de ter Bolsa de Estudos, lá, por ter as melhores notas da Universidade. Foi para a Universidade de Harvard, com Bolsa de Estudos. E se formou, mais tarde, na Faculdade de Direito do Recife. Teve participações de destaque na vida pública, inclusive como como Ministro da Justiça. Foi também presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, da Empresa Brasileira de Comunicação e do Conselho de Comunicação Social, órgão do Congresso Nacional. É consultor da ONU para a Educação, Ciência e Cultura e do Banco Mundial. E foi um dos seis membros da Comissão Nacional da Verdade.

                   Paralelamente à atuação como advogado, brilha na literatura, sendo membro atuante da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras. Publicou vários livros, mais famoso deles “Fernando Pessoa – uma quase-autobiografia”, premiadíssimo no Brasil (Jabuti, Bienal do Livro, Livro do Ano, pela Academia Brasileira de Letras), na Itália (Il Molinello) e em Portugal (Dário Castro Alves), editado já em 12 países.

                   Um gentleman na melhor acepção do termo, sempre alegre e comunicativo, forma como Maria Lecticia ‒ igualmente escritora de sucesso ‒ um casal muito querido. Mantém algumas paixões, como o Náutico (traindo o pai, rubro-negro doente), os charutos, os livros, os filhos, os netos, os amigos. Neste ano, se destacou em todas as áreas e teve como destaque um conjunto de homenagens, que acabou com medalha do Instituto dos Advogados Brasileiros. Foi eleito para a Academia Portuguesa de Letras (Academia das Ciências de Lisboa), o segundo pernambucano a ser escolhido, depois de Marcos Vinícios Vilaça. E em 2024 lançará novo livro,  “Conversas em ½ minuto.”

                   Zé Paulinho, como é conhecido pelos amigos, foi, sem dúvida, o pernambucano que mais se destacou em 2023.

Author: João Alberto

Compartilhe este post