Giro Blog

Ariano Suassuna defende Bella Maia

Ariano Suassuna- Foto: Arquivo Diario de Pernambuco

Ariano Suassuna- Foto: Arquivo Diario de Pernambuco

Em entrevista à jornalista Fernanda Guerra, do Diario de Pernambuco, Ariano Suassuna falou o que achou da resposta dada pela bailarina Bella Maia quando Pedro Bial lhe perguntou quem era o maior escritor da história de Pernambuco. “Ariano Suassuna”, disse a sister, sem titubear. Nas redes sociais, a resposta da pernambucana gerou polêmica, já que o escritor é paraibano.

Para Ariano, no entanto, a resposta não foi errada, já que ele vive em Pernambuco há 71 anos e começou sua carreira no estado. Confira a resposta do romancista sobre o que achou da resposta dada por Bella:

“Eu fiquei muito agradecido. Foi uma delicadeza muito grande dela em relação a mim. Não sei quem é ela… Ela é pernambucana, né? Eu imagino que seja, porque se não Bial não ia perguntar a ela sobre Pernambuco, especialmente. Mais um motivo, mais um carinho que recebo do povo pernambucano. Eu sei que iam questionar. Mas eu vou fazer a defesa dela. Bial não perguntou “qual é o maior escritor pernambucano?”. Ele perguntou: “qual é o maior escritor da história de Pernambuco?”. Pode-se questionar se eu sou, mas não que ela tenha dado uma resposta errada. Porque nasci na Paraíba, mas eu pertenço à história cultural de Pernambuco também. Eu estreei na literatura em Pernambuco. Você sabe quantos anos tenho de vida? 86. Sabe quantos anos eu vivi na Paraíba? 15. Durante esses 15, fazia estágio em Pernambuco. Desde os dez anos, passo mais tempo em Pernambuco, que na Paraíba. Aqui, eu publiquei meu primeiro poema. Aos 18 anos, mais precisamente, no dia 7 de outubro de 1945. Participei do importante Teatro Popular do Nordeste, que fundei com meu querido amigo Hermilo Borba Filho, e criei o Movimento Armorial aqui. Escrevi também a minha primeira peça. Vamos tirar do assunto cultura e do assunto escritor… Se você me perguntar “quem foi o maior político pernambucano?”, vou dizer Agamenon Magalhães. Mas “qual o político mais importante da história de Pernambuco?”, vou responder que foi Miguel Arraes, apesar de ele ter nascido no Ceará”.

– Confira a entrevista completa aqui.

 

Author: Gabriella Autran

Compartilhe este post