Artista usa origamis em decoração de festas, acessórios e mais

Bolo de casamento com decoração de origamis Crédito:  Helena Makiyama/Divulgação

Nascida em São Paulo, Helena Makyiama tem chamado atenção na capital pernambucana pelo trabalho que desenvolve com origamis, criando dobraduras de papel para decoração, acessórios, lembrancinhas de festas e até mesa de doces e buquê para casamentos. O primeiro contato com a arte surgiu cedo. “O origami é um elemento cultural no Japão e me acompanha desde a minha infância, pois esteve presente nas brincadeiras com meus irmãos e na escola japonesa que frequentei”, contou. Mas foi quando Helena cursou Pedagogia na Universidade Mackenzie e pós-gradução em Educação Especial na Universidade de Santo Amaro que se aproximou ainda mais da arte, pois descobriu que pode ser um excelente meio de comunicação e estratégia para ensinar as crianças.

Crédito:  Helena Makiyama/Divulgação

Crédito: Helena Makiyama/Divulgação

Depois que se mudou para a capital do frevo, ela estreitou os laços com a cultura nipônica e o hobby começou a virar rentável. Vim morar no Recife por causa do trabalho do meu marido e, aqui, redescobri a cultura do Japão através da Associação Japonesa do Recife, onde fui convidada para integrar a equipe da instituição e participo de workshops, feiras e exposições”.

Crédito:  Helena Makiyama/Divulgação

Crédito: Helena Makiyama/Divulgação

Hoje em dia, Helena faz parte do grupo Origamiyu, que fundou com amigas que também gostam de origami. Elas começaram a fazer reuniões informais para pesquisar, brincar e criar novos produtos. Desde o ano passado, o grupo começou a receber encomendas para casamento, que são produzidas na casa de Helena, e tem investido cada vez mais no segmento. As tendências podem ser conferidas entre os dias 13 a 16 de março, no Salão Noivas Nordeste, no Centro de Convenções.

Mesa de doces Crédito:  Helena Makiyama/Divulgação

Mesa de doces Crédito: Helena Makiyama/Divulgação

Author: Lais Siqueira

Compartilhe este post