Tequilaria é um programa furado em Cozumel

Fotos: JAMS/

Tequilas

Tequilas

A tequila é a bebida oficial do México. É feita do agave-azul, uma planta semelhante a um abacaxi gigante e só se desenvolve em terrenos de solo vulcânico e clima árido. Precisa-se de 8 a 12 anos de idade para estar pronto para produção, sendo necessários 7 quilos de agave para produção de um litro de tequila.

A produção se inicia assando as “Piñas” da agave-azul por mais de 48 horas e esfriam por mais 14 horas antes de serem retiradas dos fornos, para converter as fibras em açúcar fermentável (frutose). Depois dessa etapa são moídas para extração de todo açúcar e o resultado é um rico líquido chamado “Aguamiel”. Adiciona-se a levedura natural ou de Saccharomyces cerevisiae para fermentação, que quebra as moléculas do açúcar e transforma em álcool. O resultado é um vinho de agave que possui 10 à 12% de teor alcoólico. O vinho deve ser destilado 2 vezes, descartando seu início e fim para adquirir o melhor da destilação. A tequila assim produzida é chamada “Prata” e pode ser engarrafada ou maturada para produção dos diferentes tipos de acordo com o tempo de maturação.

Agave azul

Agave azul

Conhecer uma tequilaria é um dos passeios “furados” de Cozumel, típico pega-turista. São vários, todos de uma pobreza franciscana. Um guia vai mostrando detalhes da ´rodução da bebida, num cenário sem o menor charme. No final, claro tentam vender algumas garrafas, que dizem serem raras e que custam até US$ 100. Quando o visitante vai a uma loja no centro da cidade descobre que Oe preços nessas tequilarias é dez vezes mais caro.

Metodo artesanal

Metodo artesanal

Há algumas décadas, a tequila era conhecida apenas como uma bebida típica do México e pouco consumida fora dessa região. A partir década de 1980 houve um aumento na demanda de tequila devido a sua crescente popularidade, quando passou a ser mais exportada.

Produção

Produção

Garrafa rara

Garrafa rara

Garrafas caras

Garrafas caras

Tequillas com sabor

Tequillas com sabor

Plantação de agave

Plantação de agave

Author: João Alberto

Compartilhe este post