Samba Recife comemora 10 anos em grande estilo
Por Wagner Oliveira
Há dez anos o Recife passou a sediar um dos maiores eventos de samba e pagode do país. Capital por onde muitas bandas que fizeram sucesso na década de 1990 sempre estiveram no gosto do público, Recife segue firme no seu jeito hospitaleiro e alegre de receber bem os artistas que tocam um dos ritmos mais populares do Brasil.
Prova disso foi o carinho de todos os artistas que passaram pelos palcos do Samba Recife 2014 na noite desse sábado. A primeira noite do festival lotou a área externa do Centro de Convenções. E quem não aproveitou ontem pode se preparar, porque a maratona continua neste domingo.
A noite do sábado foi aberta pelo grupo paulista Jeito Moleque, que cantou ainda para um público pequeno. O espaço só começou a lotar depois das 21h. Em seguida foi a vez da turma do Revelação animar a festa. Sob o comando de Almirzinho, novo vocalista, o grupo agitou a noite e deixou os fãs empolgados quando desceu do palco e foi cantar no meio do público.
Na sequência, subiu ao palco o grupo mineiro Só Pra Contrariar. Comandado por Alexandre Pires, o SPC fez todo mundo dançar ao som dos seus antigos hits. Ainda em sua apresentação, a banda relembrou sucessos de Katinguelê, Nigretude Júnior, Raça Negra e outras bandas que fizeram sucesso no passado. Alexandre Pires chegou até o meio do público cantando pela passarela montada entre os dois palcos principais do evento.
A próxima atração foi o grupo Pixote. Com um ritmo mais elétrico que as demais bandas, o grupo fez os fãs saírem do chão. E quem ainda estava pensando em ficar parado durante o show foi convocado pelo vocalista Dodô a dançar e cantar, mesmo que não soubesse a letra. “Quem não soube cantar, mexe a boca”, disse o pagodeiro. E o público atendeu o pedido. Entre os maiores sucessos do grupo estavam Mande um sinal e Insegurança, cantadas em coro.
Para terminar a noite, subiram ao palco o grupo Tá na mente e, por fim, Nosso Sentimento. No palco do Samba Lounge se apresentaram Citrus Clube, Luizinho Nobre, Clareou e Long Neck. No palco Samba de raiz, dentro do Chevrolet Hall tocaram Turma da onda, No Break, Jorge Aragão e Camisa 10. A festa segue neste domingo, a partir das 16h. O primeiro grupo a se apresentar hoje é Imaginasamba. Na sequência virá Os Travessos, que voltou às paradas do sucesso.
Depois deles, as principais atrações da noite deste domingo serão Péricles, Thiaguinho e Belo. O ex-vocalista do Soweto é presença marcada nas dez edições do Samba Recife. Para terminar a noite, Mumuzinho e Léo Santana sobem ao palco principal. No Samba Lounge tocam Só na Marosidade, Amigos do pagode 90, Gustavo Lins e Karametade. No Samba de raiz se apresentam Sambaled, Cybelle do cavaco, Fundo de Quintal e Apoitilude.





