As despedidas que deixaram o mundo mais triste em 2016
Este ano também foi marcado por muitas perdas no mundo das celebridades. Artistas consagrados nacional e internacionalmente deixaram os corações de muitos fãs saudosos com suas mortes, algumas delas trágicas e repentinas, como a do ator Domingos Montagner no último mês de setembro. Tiveram, ainda, as despedidas do médico Ivo Pitanguy e do Acerbispo Dom Paulo Evaristo Arns. Listamos as mais comentadas ao longo de 2016:
Carrie Fisher

Crédito: Reprodução/ Internet
Conhecida por dar vida a Princesa Leia, da série Star Wars, a atriz Carrie Fisher morreu ontem aos 60 anos. A artista sofreu ataque cardíaco em avião que ia do Reino Unido para Los Angeles na última sexta-feira e estava em cuidados na cidade até então. Seu primeiro trabalho foi na década de 60, quando integrou o elenco de Debbie Reynolds and the Sound of Children, 1969. No cinema, sua estreia foi em Shampoo, em 1975, com Warren Beatty, seguindo para o seu personagem mais famoso, Princesa Leia, em Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV – A New Hope, 1977). Recentemente, a atriz participou de séries Weeds , Side Order of Life e Um Maluco na TV
Domingos Montagner

Crédito: TV Globo/Divulgação
Uma das perdas mais chocantes deste ano. O ator Domingos Montagner morreu por afogamento aos 54 anos, em 15 de setembro, durante mergulho no rio São Francisco, na divisa de Sergipe e Alagoas. A fatalidade aconteceu logo após gravar cena da novela Velho Chico. Neste ponto, o Rio São Francisco separa os estados de Alagoas e Sergipe e as cidades de Piranhas e Canindé, formando um desencontro de águas e redemoinhos. A morte repentina de Domingos, que era protagonista do folhetim, causou comoção nacional.
George Michael

George Michael. Crédito: Reprodução/Twitter
O cantor britânico George Michael, ícone pop dos anos 80, faleceu no último domingo, aos 53 anos. Ele ficou famoso mundialmente com a dupla Wham!, e é dono de sucessos como Careless Whisper, Freedom! 90, Last Christmas e Wake Me Up Before You Go-Go. A morte foi confirmada em uma nota assinado pelo representante do cantor. A polícia disse, no entanto, que não há circunstâncias suspeitas na morte. Os agentes de George Michael anunciaram que a causa da morte foi insuficiência cardíaca.
David Bowie

David Bowie.
Crédito: Divulgação
O cantor britânico David Bowie faleceu no dia 10 de janeiro de 2016, aos 69 anos, em decorrência de um câncer de fígado. Ele lutava contra a doença havia 18 meses. Desde 2004, o artista se manteve longe dos holofotes desde que passou por uma cirurgia cardíaca da emergência. Sua última performance ao vivo foi em um show de caridade em Nova York em 2006. Bowie lançou seu mais recente álbum, o Blackstar, no seu aniversário, dois dias antes de sua morte.
Alan Rickman

Crédito: Laura Cavanaugh/FilmMagic
Também aos 69 anos, o ator Allan Rickman se despediu dos fãs. Famoso recentemente por dar vida ao Professor Severus Snape, nos filmes da saga Harry Potter, Rickmann perdeu a luta contra um câncer de pâncreas em 14 de janeiro de 2016. Ele também fez sucesso em peças de teatro, na TV e em filmes. Chegou a estrelar longas como Duro de Matar(1988), Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991) e Sweeney Todd (2007), entre outros.
Prince

Prince – Crédito: Reprodução/Twitter
Mais uma perda irreparável e prematura no mundo da música. O intérprete do sucesso Purple Rain, Prince morreu de overdose aos 57 anos em 21 de abril de 2016. Seu corpo foi encontrado na casa onde morava, no estado norte-americano de Minnesota. Cantor, compositor, multi-instrumentista e ator, Prince teve o talento reconhecido com sete prêmios e 30 indicações no Grammy, um Oscar, um Globo de Ouro e 14 músicas no top 10 da “Billboard” nos EUA.
Geneton Moraes Neto

Geneton Moraes Neto/TV Globo/Divulgação
O jornalismo também perdeu um grande profissional este ano. O pernambucano Geneton Moraes Neto morreu por um aneurisma da aorta aos 60 anos no dia 22 de agosto. Ele começou sua carreira no Diario de Pernambuco, começando no suplemento Junior, quando mostrou seu talento e foi contratado como repórter pelo jornal. Com mais de 40 anos de carreira no jornalismo, Geneton era um apaixonado pelo exercício da reportagem, função que ele afirmava ser a “realmente importante” no jornalismo. Trabalhava na Globo desde o início dos anos de 1980. Geneton deixou viúva, duas filhas e netos. Geneton entrevistou seis presidentes da República, três astronautas que pisaram na Lua, os prêmios Nobel Desmond Tutu e Jimmy Carter, os dois militares que dispararam as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki, a mais jovem passageira do Titanic e o assassino de Martin Luther King, entre muitos outros personagens históricos.
Elke Maravilha

Elke Maravilha. Crédito: Reprodução/ Facebook
A atriz Elke Maravilha morreu aos 71 anos de falência múltipla dos órgãos em 16 de agosto de 2016. A atriz ficou quase dois meses internada após cirurgia para tratar uma úlcera em hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela havia ficado em coma induzido para responder ao procedimento. mas não resistiu.
Guilherme Karan

Crédito: Divulgação/TV Globo
O ator Guilherme Karan morreu aos 58 anos em 7 de julho, no Rio de Janeiro. Ele sofria há anos com a síndrome de Machado-Joseph, doença neurológica degenerativa e rara. A doença é hereditária e foi passada para Guilherme pela mãe, que morreu com a mesma doença. Os outros três irmãos do ator já apresentaram a doença – dois já faleceram e a mais nova, Luciana, 48 anos, também está doente. Na TV, Guilherme estreou em 1984 na novela Partido Alto, quando interpretou um guru de araque que atendia pelo nome de Políbio. Em 1990, ganhou destaque como o mordomo Porfírio em Meu Bem, Meu Mal . Seu último trabalho foi na novela América em 2005.
Duda Ribeiro

Crédito: Reprodução/Kiko Cabral / TV Globo
O ator, roteirista e diretor Duda Ribeiro morreu aos 54 anos de câncer no fígado no feriado de 7 de setembro. A doença foi diagnosticada em 2010 e um ano mais tarde, o artista passou por um transplante. Dias antes de falecer, ele escreveu uma postagem sobre a vida em seu Facebook: “A vida nas mãos do Criador. Não se iluda, ela não será controlada por você. Por isso, tente, uma vez só, deixar que ela flua como Ele quer.” Seu último trabalho na TV foi na novela Salve Jorge, em 2012, na Globo. Duda Ribeiro deixou dois filhos, frutos do relacionamento com a dentista Patricia Iório.
Umberto Magnani

Crédito: wikipedia commons
O ator Umberto Magnani morreu aos 75 anos em 27 de abril de 2016, no dia do seu aniversário, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral. Com extensa carreira em teatro e TV, o artista estava no ar na novela das 21h da TV Globo, Velho Chico. Ao todo, Umberto Magnani fez 26 novelas, sete filmes e mais de 40 peças de teatro.
Shaolin

Crédito: Reprodução/Instagram
Após acidente de carro e cinco anos em coma, Shaolin morreu aos 44 anos no dia 14 de janeiro de 2016, em Campina Grande, na Paraíba. Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido pelo nome artístico Shaolin, foi um cartunista, chargista, caricaturista, humorista e ator de TV. Shaolin deixou mulher e dois filhos.
Rubén Aguirre

Rubén Aguirre – Crédito: Reprodução/Twitter
O ator Rubén Aguirre, o famoso professor Girafales da série ‘Chaves’, morreu aos 82 anos de pneumonia em 17 de junho de 2016. Aguirre sofria há anos de diabetes, problemas na vesícula e na coluna. Em 2007, ele e sua esposa sofreram um acidente de carro, o que o impossibilitou de continuar a carreira.
Ivo Pitanguy

Ivo Pitanguy – Crédito: Divulgação/pitanguy.com.br
O cirurgião plástico Ivo Pitanguy morreu aos 93 anos após uma parada cardíaca no dia 6 de agosto de 2016. Considerado pelo imprensa internacional o Michelangelo do Bistury, Pitanguy fez do Brasil a principal referência mundial em cirurgia plástica ao desenvolver técnicas nas áreas de estética e de reparação. Ele também transformou a vida de milhares de pacientes, famosos e anônimos. Inclusive, reparou o rosto de muitas vítimas da emergência de queimados em São Paulo.
Cauby Peixoto

Cauby Peixoto/Divulgação
Aos 85 anos, Cauby Peixoto, uma das mais belas vozes da música brasileira de todos os tempos, morreu no dia 15 de maio num hospital de São Paulo. O cantor estava internado desde o dia 9, com quadro de pneumonia. Peixoto gravou mais de 100 discos e tinha programado vir ao Recife mostrar o show 120 anos de Música, ao lado de Ângela Maria. Sua última apresentação em dupla foi no dia 3 de maio, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com casa superlotada.
Vander Lee

Vander Lee.
Crédito: Bianca Tatamiya/Divulgação
O cantor Vander Lee morreu aos 50 anos vítima de problema cardíaco em 5 de agosto de 2016. Ele começou a carreira na década de 1980 se apresentando em bares. Ficou conhecido por transformar em poesia todos os temas possíveis, principalmente o amor. Havia feito parcerias com grandes artistas da MPB como Zeca Baleiro, Nando Reis e Elza Soares.
Dom Paulo Evaristo Arns
Já no apagar das luzes de 2016, o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns também partiu no dia 14 de dezembro. Ele estava internado desde novembro no Hospital Santa Catarina, tratando de uma broncopneumonia e problemas renais. Dom Paulo tinha 95 anos, 71 de sacerdócio e 76 de vida franciscana. Era cardeal desde 1973 e foi arcebispo metropolitano de São Paulo entre 1970 e 1998.
Leia também:
As separações e divórcios que marcaram 2016

