Giro Blog

Exposição traz acervo pessoal de Tarsila do Amaral ao Recife

Exposição traz acervo pessoal de Tarsila do Amaral ao Recife

Uma noite dedicada aos amantes de artes. Em comemoração aos 30 anos da loja Florense, os empresários Sandro e Beth Curra receberam Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta de uma das mais renomadas artistas do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral, para expor seu acervo pessoal, além de realizar sessão de autógrafos do seu livro Abaporu. O vernissage “Um olhar intimista sobre Tarsila do Amaral”, com curadoria do designer Beto Cocenza, em parceria com Tarsilinha, apresenta 12 trabalhos – entre gravuras, desenhos e escultura – e 18 objetos pessoais, como pincéis, agenda telefônica, duas mesas e fotografias. Em meio às obras expostas, destaque para uma gravura do “Abaporu”, considerado o principal quadro da artista plástica.

Tarsilinha do Amaral apresenta seu acervo pessoal no Recife – Crédito: Gleyson Ramos

“A grande importância de uma exposição é divulgar a obra do artista. Agora minha tia está no Moma (Museu de Arte Moderna de Nova York) e esse museu vai propagar a obra dela para o mundo inteiro, mas uma a mostra que nem essa também tem uma importância muito grande, porque as pessoas vão poder ver no Recife as obras originais, ter acesso a coisas que talvez muitas pessoas não tenham visto e também não vão poder ver. Estou realmente muito feliz de estar aqui.” declarou.

Tapeçarias inspiradas nas obras da pintora são algumas das peças expostas – Crédito: Gleyson Ramos

 Simpática e repleta de atenção aos convidados, Tarsilinha circulou por todo o espaço da Florense explicando as histórias por trás das obras ali presentes, que contou também com a exposição de sua parceria com a marca Osklen, tendo como resultado a coleção-cápsula da grife inspirada nas artes de sua tia. “É interessante trazer essa mostra para o Recife porque minha tia possuía uma relação próxima com a cidade. Era muito comum para ela passar aqui de navio quando estava indo ou vindo da Europa, alguns de seus desenhos foram feitos na capital pernambucana”.

A exposição acontecerá até o dia 7 de abril – Crédito: Gleyson Ramos

Parceria de Tarsilinha com a marca Osklen para sua coleção capsula – Crédito: Gleyson Ramos

O vernissage reuniu nomes da arquitetura e do mundo social da cidade, como Ana Paula Cascão, Humberto e Analice Zirpoli, Eliana Padilha, André Caricio, Marcelo Souza Leão, Silvana Gondim e Roberta Bossoi. “Temos uma empresa que pensa em fazer diferente. Há mais de 7 anos buscamos dar oportunidade para os grandes artistas locais e promover aqueles que estão em desenvolvimento no mercado. Acho que trazer Tarsila pra cá é fazer um mix com o que expomos, mudar um pouquinho e ao mesmo tempo oferecer uma chance para que os arquitetos pernambucanos e nosso público em geral possam conhecer seu trabalho e história, de grande significância para o modernismo brasileiro.” afirmou o Sandro Curra, à frente da Florense.

Sandro e Beth Curra ao lado de Tarsilinha do Amaral – Crédito: Gleyson Ramos

A exposição gratuita acontecerá até o dia 7 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h. Confira algumas imagens de quem circulou na noite de lançamento: 

Humberto e Analice Zirpoli – Crédito: Gleyson Ramos

Beth Curra – Crédito: Gleyson Ramos

Tarsilinha Amaral e Alessandro Curra – Crédito: Gleyson Ramos

Duda Curra, Tarsilinha do Amaral e Beth Curra – Crédito: Gleyson Ramos

Ana Paula Cascão – Crédito: Gleyson Ramos

Author: Eduarda Andrade

Compartilhe este post