Coronavírus provoca crise nos cinemas

Estima-se que cerca de mil salas de cinema sejam fechadas em todo o país até o fim do mês, diante da disseminação do coronavírus no Brasil. No Rio, um dos estados mais ameaçados pela doença, a distribuidora Cinemark apresentou um Plano de Demissão Voluntária e um Programa de Qualificação Remunerado como opções aos funcionários, enquanto a nacional Kinoplex antecipou férias dos colaboradores.
Entre as estreias de destaque previstas para a temporada em território nacional, títulos como Um Lugar Silencioso II, Mulan, A Menina que Matou os Pais, O Menino que Matou meus Pais, 007 – Sem Tempo Para Morrer e o documentário Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou. Na capital pernambucana, a suspensão das atividades dos shoppings da cidade levou os cinemas instalados nos centros de compras a também fecharem as portas a partir deste sábado (21).
Antes mesmo da determinação, a Fundação Joaquim Nabuco havia fechado temporariamente as portas do Cinema da Fundação, no Derby, e do Cinema do Museu, em Casa Forte. O Cinema São Luiz, no Centro da cidade, o mais antigo em funcionamento no Recife, os letreiros foram alterados para encorajar os pernambucanos diante do momento delicado: “Cuidem-se” e “Em breve estaremos juntos”, sinalizam os painéis.
