Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados para 2021

Diante da pandemia de coronavírus, a Olimpíada de Tóquio será transferida para o ano que vem. A decisão, apresentada pelo Japão e acatada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), foi anunciada nesta terça (24). ” Na circunstância presente, e baseado na informação providenciada pela Organização Mundial da Saúde, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada em Tóquio devem ser reagendados para uma data para além de 2020, mas não além do verão de 2021, para garantir a saúde de atletas, todos envolvidos nos Jogos e a comunidade internacional.”, declarou o COI em nota.
A expectativa é que, em 2021, sejam mantidos o mesmo período de duração da Olimpíada e a mesma cidade-sede. A decisão de adiamento é inédita – frente à Primeira e Segunda Guerras Mundiais, os Jogos Olímpicos foram cancelados, em vez de adiados – e vinha sendo postergada pelo Comitê, que acreditava que a situação internacional estaria normalizada em julho, quando haveria a abertura dos jogos.
A decisão, que se esperava que fosse formalizada em maio, em reunião extraordinária do Comitê para discussão do assunto, foi antecipada em função das pressões de diferentes países diante ao avanço da pandemia de Covid-19. Delegações do Canadá, da Noruega, Polônia e Austrália já haviam anunciado que não enviariam seus atletas à competição.
