Giro Blog

Cinco livros para aprender mais sobre inteligência emocional

Cinco livros para aprender mais sobre inteligência emocional

Durante o isolamento social, a leitura para aprimorar conhecimentos pode ser uma boa opção. Foto: FreePik/Divulgação

No período de isolamento, tem sido comum nas redes a oferta de cursos de liderança, gestão de pessoas e conflitos, além de lives sobre inteligência emocional. Para quem quer aproveitar o momento para se aprofundar no assunto, entender mais sobre o tema e desenvolver habilidades e competências relacionadas à inteligência emocional, uma boa referência é o psicólogo e jornalista estadunidense Daniel Goleman, autor dos best sellers Foco e Inteligência emocional, considerado um “pai” desse campo de pesquisa.

Fundamental para aprimorar as relações humanas – nos relacionamentos, entre casais, famílias, amigos e no ambiente de trabalho -, a inteligência emocional é cada vez mais “cobrada” no mercado de trabalho e cada vez mais difundida no mundo, inclusive associada a práticas de meditação entre crianças e jovens no ambiente escolar, associada ao bom desempenho acadêmico e na vida social. O Blog João Alberto preparou uma lista com cinco títulos imperdíveis para aproximar você do assunto. Confira:

1. Inteligência emocional, Daniel Goleman

Lançado na década de 1990, o livro é um clássico sobre a inteligência emocional. Nele, Goleman destrincha o conceito de I.E. e exemplifica seus efeitos na vida pessoal e profissional. Parte de exemplos comuns para deixar claro como a nossa falta de habilidade em lidar com as próprias emoções e as de quem nos cerca pode prejudicar nosso desenvolvimento – em casa, no trabalho, nas relações. O psicólogo lista as habilidades-chave da inteligência emocional e como elas influenciam nosso desempenho, inclusive o nosso bem-estar físico. O título é referência no tema e, desde sua publicação, motivou amplos debates sobre a inteligência emocional e revolucionou sua relevância para o ambiente corporativo.

2. Inteligência emocional 2.0, Travis Bradberry e Jean ‎Greaves

Para quem não somente tem curiosidade sobre o tema, mas deseja se apropriar de exemplos práticos sobre como ser mais inteligente emocionalmente, a obra reúne situações cotidianas que ajudam a compreender a aplicação prática da I.E. Bradberry e Greaves apresentam ao leitor chaves para o desenvolvimento de quatro habilidades básicas: autogestão, autoconsciência, consciência social e administração de relações sociais.

3. Mindset: a nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck

No livro, a professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação Carol S. Dweck materializa anos de pesquisa sobre como a nossa atitude mental é determinante para uma vida bem-sucedida. Ela fornece uma série de dados e resultados de estudos que mostram como o nosso mindset pode ser orientado para o otimismo e crescimento ou para o pessimismo e a frustração.

4. O poder do hábito, Charles Duhigg

Pelo título, não parece óbvio, mas o best seller de Charles Duhigg tem muito a ver com inteligência emocional: com aplicações práticas para a vida pessoal e profissional, a obra é resultado de anos de pesquisa do autor sobre como os hábitos são desenvolvidos e como podem ser transformados. Através de exemplos concretos, é possível analisar os próprios hábitos e entender como reprogramá-los, a fim de melhorar o próprio desempenho de maneira consciente. O propósito do livro é destacar como criar e como manter hábitos mais positivos.

5. Comunicação não-violenta, Marshall Rosenberg

Comunicação não-violenta é um dos livros mais citados em listas de indicações de leitura sobre inteligência emocional. É uma espécie de manual com a metodologia autoral de Rosenberg sobre como aperfeiçoar relacionamentos interpessoais e, por consequência, diminuir a violência. São lições sobre como conduzir a comunicação – chave do processo – de forma clara e assertiva, com empatia. O autor orienta, ainda, a mudar padrões negativos de pensamento e crenças limitantes, gerenciar conflitos e criar relações apoiadas em pilares como cooperação e compaixão.

Author: Larissa Lins

Compartilhe este post