Giro Blog

Fabiana Karla sobre vídeo do Porta dos Fundos: “Desserviço artístico”

Fabiana Karla sobre vídeo do Porta dos Fundos: “Desserviço artístico”

Fabiana Karla – Créditos; Reprodução/Instagram

A atriz questionou uma publicação do Porta dos Fundos através de uma nota oficial em sua rede social. Fabiana chamou o vídeo intitulado “Teste de Covid” de gordofóbico e “desserviço artírtisco”. “Eu lamento muito que alguns colegas promovam esse desserviço artístico em tempos tão delicados porque estão com dificuldade de serem mais criativos”, afirmou. O enredo do vídeo brincava com uma pessoa que se alimentava mal, de “corpo podre”, que nem a Covid-19 cobiçaria. Coincidentemente ou não, o ator que interpretava era acima do peso. “Aí você me fala ‘obesidade é doença’ e eu te digo, é. Mas que tipo de pessoa, então, ri de doente? Com problemas cardíacos, câncer… É isso que chamam de arte? Eu nunca fiz apologia à gordura e nunca farei”, continuou a artista.

Fabiana Karla ainda citou a seletividade do canal em levantar certas bandeiras e causas, e outras, como a criminalização da gordofobia, motivo de piada.”É irresponsável. Essas pessoas que escrevem piadas gordofóbicas são as mesmas que falam em empatia na internet e sobem hashtags nas redes sociais, mas escorregam em algo que pode afetar seriamente o psicológico de muita gente.”

Amiga de alguns dos integrantes do portal, Fabiana declarou: “Alguns de vocês, inclusive, têm proximidade comigo a ponto de ter meu telefone e poderiam me ligar para perguntar se eu achava ofensivo. Eu defendo tantas causas, sou parceira de tanta gente, então nessa hora, no meu lugar de fala, eu não posso calar. Chega de empatia seletiva.”

Após a repercussão, o Porta dos Fundos veio a público se desculpar pela esquete gordofóbica e também promoveu uma live no Instagram com a influenciadora Bianca Barroca, após a mesma se manifestar contra o canal em suas redes sociais.”O Porta dos Fundos já fez vídeos em que o gordo era a piada central”, explicou Fábio Porchat, dizendo que isso não deveria mais passar. “Acreditamos que estamos em uma constante evolução”, completou, reafirmando que o foco da piada deve ser sempre o opressor, e nunca o oprimido.

No final de seu desabafo Fabiana Karla chegou a se retratar ao Porta dos Fundos por sua publicação e afirmou: “Vocês não são piadas, são protagonistas.”

Author: Lívia Rosa

Compartilhe este post