No Recife, família decora casa para o Natal com material reciclável e incentiva preservação
Por Mariane Magno

O cenário natalino encontra-se na Rua Expedicionário Teodoro Sativa, no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. Gustavo Alexandre da Silva, artesão de 29 anos, ao lado de sua mãe, Leidjane Alexandre Alves, de 54 anos, produziu a obra em tamanho real e encantou os moradores. “A estrutura todinha foi feita com palha seca de coqueiro, de cipó, tudo é reaproveitado: garrafa pet, garrafão de água, papel machê, pneu”, disse ele.
“Todo ano, a gente faz a decoração. É uma tradição nossa, desde quando eu era criança. A coisa foi aumentando e, hoje, está desse jeito. Os vizinhos gostam, sempre perguntam quando vamos montar”, afirmou o artesão.

A cada ocasião natalina, eles pensam em um tema diferente para a decoração e ressaltam a importância de reutilizar os materiais e preservar a natureza. Este ano a ideia nasceu da frase “Natal, tempo de amar e preservar”.
“Imaginei um tema um pouco mais diferente. Depois desse ano que a gente vem passando, o que todo mundo precisa é amar mais e preservar mais, para viver melhor. Inclusive, preservar a natureza e preservar a vida”, contou.
