Giro Blog

Artistas pernambucanos lançam projeto que une literatura e artes visuais

Um diálogo sobre o mundo, as artes e as relações durante a pandemia. Esses são os temas do  “Para um amor no Recife – Para caber numa narrativa”, projeto idealizado pelos escritores pernambucanos Cleyton Cabral e Paulo André Viana, junto com o videomaker Ricardo Maciel. Unidos, eles montaram um material híbrido partindo das suas percepções pessoais, que reúne as linguagens literatura, fotografia, vídeo e performance.

Cleyton Cabral é autor de um diário do isolamento, feito para registrar suas impressões sobre a situação de confinamento. Ele tem feito uma combinação de diário e construção literária com dramaturgias minimalistas, fragmentos de contos, poemas e crônicas. Já Paulo André, compartilhou suas vivências em lives sobre literatura, oralidade e meio ambiente, participou de vários projetos como produtor cultural e contador de histórias, além de ministrar oficinas de literatura e contação de histórias. Na escrita, vem mergulhando na poesia, crônica, conto e dramaturgia. Ricardo Maciel, que é filmaker, foi o artista convidado para integrar a equipe. Ele é responsável pela captação de imagens, edição e trilha sonora: ”Eu me vi em muitas das narrativas criadas por Cleyton e Paulo. As sensações de angústia do começo da pandemia, as novas configurações desse ‘novo normal, tudo foi revivido de alguma forma e, transpor esses escritos para o vídeo, foi desafiador e ao mesmo tempo fluído, as imagens foram se formando e ganhando vida” contou Ricardo.

A exibição do projeto, que é de incentivo da Lei Aldir Blanc, será nos dias 08 e 09/04, às 20h, de forma gratuita, na plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas em bit.ly/paraumamor.

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post