Segundo pesquisa, resfriado comum pode ajudar corpo a reagir contra coronavírus

Mais um avanço foi feito nas pesquisas sobre o coronavírus. Um estudo realizado pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou uma relação entre o resfriado comum e a Covid-19. Segundo a pesquisa, a exposição ao rinovírus (causa mais frequente do resfriado comum), pode proteger contra a infecção pelo vírus que causa a Covid.
Isso porque, quando infectado pelo com o resfriado comum, o indivíduo passa a ter uma atividade de genes estimulados por interferon, uma proteína responsável por promover respostas precoces no sistema imunológico que podem interromper a replicação do vírus SARS-CoV-2 nos tecidos das vias aéreas infectados com o resfriado.
Pesquisas feitas anteriormente mostraram que nos estágios posteriores de Covid-19 altos níveis de interferon se correlacionam com doenças piores e podem alimentar respostas imunológicas hiperativas. De toda forma, estudos genéticos recentes mostram que genes estimulados por interferon também podem ser protetores em casos de infecção por Covid-19.
Esta descoberta, que foi publicada no 15 de junho no “Journal of Experimental Medicine”, é um avanço no sentido de encontrar medicamentos para a Covid-19, estudos que já estão sendo planejados.
